quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Calor do RIO SAARA

calor

No Rio de Janeiro esta fazendo um calorão ! De acordo com as últimas noticias, dão conta de 40, com sensação térmica 50 graus. Se não fosse o Rio está no Brasil, diria que ta próxima do deserto do Saara. Alguns trabalhadores que prestam serviço em estradas, fazendo recapeamento do asfalto estão sofrendo calor em torno de 70°. Isso mata sabia?

Assim como no calor do Rio de Janeiro, o Deserto do Saara tem umas particularidades importantes.

No verão o calor pode chegar a 55º C. É tão quente que as pessoas que atravessam o deserto precisam tomar certos cuidados. Elas usam roupas brancas e compridas, que refletem os raios do sol – são as túnicas. Os viajantes do deserto cobrem também a cabeça e o rosto para se proteger do calor e das tempestades de areia.

Bem, tanto no inverno quanto no verão a temperatura é muito alta
acontece que como é muito quente, as nuvens que se formam rapidamente se dissipam, então o calor acumulado de dia não pode ser refletida nas nuvens durante a noite, e escapa com facilidade, então, sem calor, a temperatura cai com uma velocidade enorme, segundo relatos dos combatentes do deserto na segunda guerra (na época em que isolante térmico era muito caro) de dia era insuportável o calor, 45°C na sombra e a noite a água dos cantis congelava, devido à queda de temperatura.
No inverno a mesma coisa, com a incidência do Sol sendo um pouco indireta, o calor também s edissipa com facilidade, mas não como a noite.

Estrangeiros que não sabem, muitas vezes concorrem com o suicídio. Uma vez que andar, como se anda por aqui sem camisa, levará a morte quase que por sono. Isso se dá um fato físico: O calor é tão grande que toda água é quase que evaporada do organismo, assim – se você pretende morrer dormindo, o Saara vai te ajudar muit

Nenhum comentário:

Postar um comentário