É, parece que a mídia livre tá tomando conta de tudo mesmo. Primeiro foi a indústria fonoaudiográfica que sofreu perdas de mercado ao ver que downloads pela internet tornavam os Cd's quase obsoletos. Agora é a vez das empresas de vídeo sentirem no bolso as consequências da expansão da internet.
Uma matéria publicada hoje na Folha online aponta que das 14 mil locadoras existentes no Brasil entre 2003 e 2005, apenas 6 mil lojas continuam funcionando. Em parte esse fenômeno também pode ser relacionado ao imediatismo dos DVD's, quando ainda eram febre e todo mundo abria uma loja relacionada ao mesmo. Agora que há opções como baixar filmes pela internet ou até mesmo compra-los por preços absolutamente acessíveis, o aluguel de filmes tornou-se dispensável.
O bom disso tudo é que finalmente começam a pensar numa maneira de baratear os produtos e torna-los concorrentes das fontes piratas. Isso não é apologia à pirataria, mas se ela que é ilegal consegue alcançar milhões de pessoas, chegava a ser patético pensar que as grandes indústrias não poderiam também arrumar uma maneira de fazer suas marcas lucrarem com os novos meios de informação. Ainda não está lá grandes coisas essa abertura de que falei, mas já é alguma coisa para quem adora Cinema e TV mas adora mais ainda a facilidade de acesso. Enquanto isso os sites piratas vão servindo muito bem a essa função...
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