quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Messi Argentino Ou Catalão?

Lionel-Messi-wallpaper-lionel-andres-messi-275968_600_480

O que leva uma pessoa assumir a naturalidade cultural de outro país? Muitos dizem que basta que você assuma a língua escrita e falada e os costumes do país aonde vive para definitivamente se tornar um cidadão daquele lugar. Outros dizem que se leva anos e mesmo assim não se aceita a naturalidade.

Messi foi uma dessas pessoas que esta na berlinda de dois países, onde culturalmente se assemelham na língua e futebol. Más é só isso, para por aí. Do resto é Espanha como país Colonizador da língua, e a Argentina como colonizada. Messi nasceu na cidade argentina de Rosário em 24 de junho de 1987 e começou a jogar nas divisões de base do Newell's Old Boys. Ele tinha apenas 13 anos quando sua família emigrou à Espanha para que ele defendesse o Barcelona.

Este período que ele esta morando no Barcelona, modificou profundamente sua forma de pensar sobre futebol. Mesmo que ele não afirme isso, a Espanha não tem o sentimento futebolístico do Argentino. Lá não há “vida ou morte” no futebol. O menino catalão (catalão, por que Messi foi educado nos costumes catalão, que difere um pouco do resto da Espanha), aprende a jogar bola, como também aprende no colégio, cultura, educação, tudo que um cidadão deve ter como base educacional. Este requisito básico tira um pouco da paixão autodestrutiva que o Argentino tem em relação ao futebol. A garra, a paixão, são sentimentos interligados com a política e a sociedade. Um argentino “não se entrega sem peleja...”

Os Espanhóis curtem o futebol como arte, como um dia de domingo que vai á opera ver um artista se apresentar, a derrota é conseqüência da disputada, nada mais.

Messi, criado a meio de toda essa informação, quando veste a camisa Argentina, se perde no meio dos gritos dos companheiros, do povo argentino que quer sangue,  dor, quer um Maradona que em meio a tudo e a todos, faz gol de mão, coloca água batizada na garrafa do adversário. Se faz de morto, cai, catimba. Essas coisas, não tão mais ou nunca esteve na consciência do Messi. Para ele se tornar um argentino deverá dançar um tango ou ter uma tragédia em sua vida. Coisa que ele jamais poderá ser.

Um comentário: