quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti – País das Catástrofes (1993, 1994, 1998, 2008).

primera  muerte haiti

 

· 100 Mil Mortos – Uma lastimável perda.

O Haiti é o país dos Negros, dos Sem Terra, dos Desabrigados e dos Sem Alma;

Uma vez que se nasce no Haiti, nasce-se com a sina de um povo sofrido, mas que nunca desiste de lutar. O Haiti entre 1791 á 1804 conseguiu ser a primeira nação americana livre da escravidão. Considerada a maior revolta de escravos da história, que conseguiu de forma genial derrotar os mais poderosos exércitos da época: francês, inglês e espanhol.

Essa vitória porem teve sua vingança. Os Americanos conseguiram infiltrar dois dos mais bastardos tiranos daquela época: -  Papa Doc e seu Filho Baby Doc, que espalharam terror e governaram entre 1957 e 1986.

Em 1990, mais uma vez o Povo Haitiano expulsaram seus tiranos com a revolta popular liderada pelo ex padre Jean Bertrand Aristide. Todavia em 1991 o EUA, de novo tramou novo golpe e seqüestraram o novo presidente pra prendê-lo em terras americanas.

Todavia, por causa do desgaste dos EUA perante a opinião pública mundial, pela invasão e ocupação do Iraque, e também por causa dos altos custos dessa ocupação, a manobra no Haiti assumiu um novo aspecto: primeiro com a participação da França, sob a bandeira da ONU, e depois, ainda sob essa bandeira, com a "terceirização" da ocupação do Haiti por tropas de países latino-americanos subordinados ao imperialismo ianque, como Brasil, Argentina e Chile.

Curiosidades sobre o pais: O país sempre foi fã do nosso futebol. Sendo nas décadas de 50 e 70 uma dos países a mais importar partidas amistosas do futebol carioca. O America e botafogo jogaram muito por lá. O que conflitava era a extrema pobreza da nação e o alto e luxuoso padrão de vida da família do Papa Doc, que entrava nos estádios com seguranças armados e mandava aplaudi-lo.

Sua maior celebridade: Joe Gaetjens, jogador Haitiano que se nacionalizou pelo EUA; foi jogador da equipe americana e jogou a copa de 50. Onde o feito da vitoria americana até hoje é decatantada. O único gol da partida, foi marcado por ele. Ano mais tarde, ele voltou pro Haiti, para defender seu pais contra o tirano.

Joe Gaestjens foi considerado inimigo publico numero do Haiti, e Papa Doc mandou matá-lo depois na prisão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário