sábado, 6 de março de 2010

O Sucesso dos Avatares na Musica

Estavamos eu e meu chapa Oliver aqui discutindo sobre a banda Gorilaz, eu dizia sem antes de um estudo mais adequado, que ela era a primeira banda virtual do mundo. Ele dizia que não era, tinham outras. Eu já contra argumentava que banda virtual de sucesso não existia não.

Não chegamos a um acordo. Deixei pra ver hoje na internet. Pesquisei, e realmente não existe anterior a Gorilaz. nenhuma banda virtual de sucesso. Existem sim, algumas bandas criadas por marketing de grandes multinacionais, como Coca-Cola, Pepsi, Nestlé, etc. Elas já promoveram algumas bandas que se tornaram virtuais, mas não saíram da internet.

O que eu queria provar com Gorilaz é que eles foram precurssores na criação da idéia AVATAR. Seguindo a linha do filme Avatar, Gorilaz foi revolucionária nesta área. O seu integrante mais conhecido Damon Albarn, dono da banda Blur. Teve uma idéia juntamente com outros músicos, e formaram essa banda numa parada quase de brincadeira. Surgiu assim, quatro Avatares dos idos 90/2000, que estouraram nas paradas de sucesso com mais de 11 milhões de discos vendidos (muita mais que seus quatro integrantes humanos, conseguiram até hoje).

Entre os destaques que esses Avatares conseguiram, o que mais se destacam foram: O Guinness World Records como a Banda Virtual de Mais Sucesso.  O segundo álbum da banda, Demon Days, recebeu cinco vezes o certificado de platina no Reino Unido e dupla platina nos Estados Unidos. A banda de recebeu cinco indicações para o Grammy Award em 2006, e venceu um deles na categoria "Melhor Colaboração Pop".

Além das musicas com ritmos que agradavam a garotada, esta banda que surgiu em 1998, mas só foi lançar seu primeiro álbum 2001 Gorilaz, recheio seu primeiro clip com uma criação de Jamie Hewlett, co-criador da história em quadrinhos Tank Girl. Com passos tirados do vídeo  de Michael Jackson - Thriller e com um ar meio que sombrio deu toques finais.

James Cameron acertou em cheio na sua nova produção Avatar o Filme. Mas os Quatros Musicos :

  • 2D - vocal e teclado
  • Noodle - guitarra e vocal
  • Russel Hobbs - bateria e percussão
  • Murdoc Niccals - baixo

também tiveram a mesma idéia no setor da música.

música Feel Good Inc ao vivo no MTV Awards

Gorilaz - Clint Eastwood

Gorilaz - Stylo

Um comentário:

  1. Nooossa! Eu lembro de um clipe deles que passou tanto na tv que enjoou! E eu não sabia que a banda era virtual virtual mesmo! Para mim era uma banda comum com a ideia original de fazer clipes apenas em 2D... De qualquer forma, vale a originalidade. Talvez sem eles hoje não teríamos uma das produções mais bonitas de Cinema, que é o Avatar *-*
    Gostei da postagem.

    ResponderExcluir