segunda-feira, 1 de março de 2010

Begotten

Begotten (EUA, 1991)
Duração: Aproximadamente 78 minutos
Gênero: Horror
Diretor: Edmund Elias Merhige
Roteirista: Edmund Elias Merhige
Elenco: Brian Salzberg, Donna Dempsey, Stephen Charles Barry, James Gandia, Daniel Harkins, Michael Phillips, Erik Slavin, Arthur Streeter, Adolfo Vargas, Garfield White

Como é?

Nos primeiros minutos do filme temos Deus se Matando (Brian Salzberg), com uma máscara no estilo Leather Face, vomitando sangue e se cortando com uma navalha, tirando suas vísceras, isso com incessantes tremores descontrolados em seu corpo, como se sofresse da doença de Parkinson.

E?

Com três personagens principais, Deus se Matando (Brian Salzberg), Mãe Terra (Donna Dempsey) e Filho da Terra - Carne no Osso (Stephen Charles Barry). Temos um trabalho perturbador de Edmund Elias Merhige, diretor de "A Sombra do Vampiro", com atores do grupo teatral Theatreofmaterial, fundado pelo próprio Merhige em 1985.

Totalmente em preto e branco, sem diálogos, com imagens envelhecidas e sombrias, muitas vezes indecifráveis, acompanhado por uma trilha sonora esquisita, cortesia de Evan Albam, a mensagem do trailer sintetiza bem como é o filme, "um teste de Rorschach para os olhos".

O sagrado e o profano são confrontados no filme através de metáforas, Mãe Terra masturbando Deus se Matando já morto e introduzindo em si o sêmen, analogamente poderia ser Maria recebendo o Espírito Santo para dar a luz a Jesus Cristo ou ainda, Isis, introduzindo em si o pênis de Osiris morto para dar a luz a Horus.

Mãe Terra e Carne no Osso são submetidos aos horrores cometidos pelos homens, um misto de crucificação de Cristo com qualquer outro ser iluminado subjugado pelos homens, normalmente levado a morte pelas mãos destes. Ou ainda uma improvável mensagem ecológica tendo em vista o nome Mãe Terra e Filho da Terra.

Tenho a impressão que Begotten influenciou direta e indiretamente inúmeras bandas de Gothic Metal e Black Metal, tais como Tristania e Dimmu Borgir, respectivamente. Tenha também influenciado os jogos da série "Silent Hill" e filmes de terror como os da série "Ringu" ("O Chamado"), vide o close no olho de Deus se Matando.

Vale a pena?

Há quem compare "Begotten" a alguns filmes clássicos de David Lynch como "Eraserhead". Eu particularmente aprecio demais os filmes experimentais e assistindo "Begotten", quando dei por mim, estava boquiaberto, não de sono, mas intrigado com tamanho sadismo e ousadia. Uma fábula metafísica sombria e brutal que coloca em questão a crença em um ser superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário