sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Imprensa Marrom

"Imprensa Marrom" é a forma como podem ser chamados órgãos de imprensa considerados publicamente como sensacionalistas e que busquem alta audiência e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos. Em todos os casos há uma clara falha de ética.

Estava folheando um Jornal vagabundo qualquer de 50 centavos, quando me deparo com esta imagem:

 Vendo a imagem, coloquei-me a pensar: "Vale tudo ? pagando vale tudo ? passar por cima da imparcialidade e da ética pelo espaço pago?

Os recursos jornalísticos usados pela imprensa marrom criam um ar de desconexão entre a responsabilidade dessas empresas com sua informação e origem da informação (colunistas, especialistas, apresentadores "irados").

 Vídeo:
 
Clipe da música "Scandal", do Queen de 1989. A banda faz uma crítica ao sensacionalismo barato.

4 comentários:

  1. Eu não critico a chamada imprensa marrom, se ela existe é porque há leitores para isso, e como a maioria dos jornais e revistas se sustentam da publicidade, seja ela proveniente de empresa pública ou privada, não há mal algum nisso.

    O único problema é que a publicação fica com rabo preso.

    ResponderExcluir
  2. Então você não ver mal algum se eu comprar um espaço nesse jornal e colocar uma foto de japonês e escrever "Zico is the best" ?

    Mesmo que seja um jornal vagabundo de 50 centavos, a ética deveria estar acima dos interesses comerciais de publicação, pelo menos é o que eu acho.

    ResponderExcluir
  3. Colocar a foto de um japonês e escrever "Zico is the best" é apenas comprovar uma verdade.

    Eu também concordo que deva haver ética nestas publicações, mas, é como falei, se há quem compre, que mal há?

    A publicidade é um meio para a revista ou jornal se sustentar, a empresa que anuncia em publicação X ou Y quer atingir o público alvo da revista.

    Aliás, poderiam mesmo publicar uma reportagem sobre "Zico is the best" pois já cansei de fazer barra em preservativo.

    ResponderExcluir