sábado, 26 de março de 2011

Rebecka Black (Friday)

Rebecka Black é uma "cantora" estadunidense de treze anos de idade, de Anaheim Hills, Califórnia, cresceu como uma fã de cantores populares entre pré-adolescentes, como Selena Gomez e Justin Bieber. 

O videoclipe da canção dela se tornou um hit viral, principalmente devido à reação negativa em relação à letra e visuais. A partir de sexta-feira 11 março 2011, quando começou a exibição do vídeo no YouTube saltou de cerca de 3.000 visualizações para 18 milhões em uma semana. 


A partir de 26 março de 2011, foi visto mais de 53 milhões vezes e tinha mais de 700.000 comentários. Apesar das críticas desfavoráveis, celebridades como Chris Brown e Simon Cowell tem apoiado Negro, com elevado perfil de artistas pop como Lady Gaga chamando-a de "gênio ".  
 
Em uma revisão para a Rolling Stone, o escritor Matthew Perpetua descreve os vocais como tendo "uma tonalidade peculiar que, inadvertidamente, destaca o absurdo da canção pop clichê", acrescentando que o tom no refrão "soa diferente de qualquer outra coisa na música pop." Ele observou o som, como não sendo totalmente agradável de ouvir, mas afirma que em última análise, Black acaba "soando como uma cantora distinta com uma espécie de fascínio de anti-carisma".
 
O co-roteirista e produtor de "sexta-feira", disse Clarence Jey sobre a canção que "o conceito que sentimos parece ter atravessado uma série de limites, para melhor ou pior". A canção tem recebido críticas quase universalmente negativas, com alguns considerando que se trata da "pior canção de todos os tempos". Os observadores a chamaram de "bizarro", "inepto" e "comicamente terrível". A canção e a cantora foram "atacada" em redes sociais na Internet.
 
Depois de ler as duras críticas de "Friday", Black disse que "essas observações dolorosas realmente me chocou". E convidou Justin Bieber, seu ídolo, a fazer um dueto com ela. Bieber lançou um anúncio oficial sobre a oferta, ele postou no Twitter "domingo vem depois de sábado? estranho".
 
A partir de 21 de março de 2011, "Friday" foi visto por mais de 30 milhões de vezes no YouTube. A Forbes inicialmente estima-se que a partir dessa data, Black e Arca Music receberam "facilmente" mais de US $ 1 milhão do iTunes e US $ 20.000 mais do programa de compartilhamento de receita do YouTube. 
 
No entanto, a iTunes Store estimativa de vendas mostrou-se incorreta, com a Billboard a estimativa de vendas de aproximadamente 43.000 exemplares, equivalente a 26.700 dólares em royalties.

2 comentários:

  1. Definir uma música como a pior de todos os tempos em diversos portais rende uma baita publicidade, pois quem não ficaria curioso em clicar ao menos uma vez no vídeo da cantora e averiguar se é tudo isso mesmo.

    Obviamente foi uma ação planejada da gravadora e os ditos críticos músicos só aumentaram ainda mais o hype em torno da canção.

    Em termos musicais, a letra boba não é muito diferente de coisas escrotas circulando pela rede, é apenas mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. e eu cai direitinho.........

    ResponderExcluir