quinta-feira, 3 de março de 2011

A especulação do sucesso

     
Por esses dias eu estava reflexivo a respeito de que caminho seguir na vida, que decisões tomar em busca de motivação pra seguir em frente. Acredito que todos passem por momentos assim também na vida.

Quando pensamos em que caminho seguir, é inevitável que lembremos ou busquemos exemplos de pessoas públicas ou notórias que conhecemos que seguiram um caminho e obtiveram sucesso na vida.

Então cheguei à conclusão de que a receita para uma vida bem sucedida, o famoso “ser alguém na vida”, do qual nossos pais sempre nos ensinaram desde pequenos, com a velha fórmula do estudo como único caminho para se chegar a algum lugar, já não é mais um conceito atual. E com base em que eu cheguei a essa conclusão? Com base nos exemplos conhecidos que busquei na memória.

Há um tempo atrás tivemos o escândalo da universitária que foi hostilizada em sala de aula por está vestida inadequadamente para a ocasião, segundo os alunos no caso envolvido, o que me levou a uma depressão ainda mais profunda em meu pensamento reflexivo: “já não basta a pressão do mercado em ter que ser o melhor, estudar para competir, ainda temos que seguir regras de etiquetas de vestuário?”, “pobre moça”, indaguei-me.

Foi quando descobri que estudar não é um elemento que deva ser desprezado por completo na nossa vida, mas já não deve mais ser encarado como único recurso para se chegar a “algum lugar na vida”.

Mas, com que base eu poderia afirmar isso? Hora, pois, basta ver no que a moça em questão se tornou. De mera estudante, gordinha, em busca de “um lugar ao sol”, virou celebridade, fez cirurgias plásticas por todo o corpo, participante de reality show, capa de revistas, masculinas, inclusive, e que provavelmente ganhou nesse meio tempo mais dinheiro do que certamente ganharia a vida toda trabalhando no que outrora estudara para tal, até desistir de estudar e seguir o caminho alternativo do sucesso.

Outros exemplos de sucesso por via alternativa não me faltaram. Não precisei forçar muito a memória para buscar exemplos, inclusive fora do país. Paris Hilton, que pelo nome por si só já seria alguém que, de fato, não precisaria estudar pra competir no mercado da vida, pois é herdeira dos hotéis Hilton, mas nem por isso deixou de buscar seu “lugar ao sol”, quando estreou um filmezinho amador com seu namorado, onde exibia seu desempenho sexual e logo em seguida alcançaria o estrelato do sucesso, com propostas de até 1 milhão de dólares pelos direitos de exibição do incrível vídeo que outrora gravara.

Estamos novamente em época de pré-Carnaval, e lembro-me no último Carnaval em 2010, quando abdiquei da farra para estudar, aumentar os meus conhecimentos para vislumbrar algo na vida em um futuro próximo, enquanto a moça do “videozinho pornô” recebia 700 mil dólares para comparecer a um camarote de uma marca de cerveja no Carnaval do Rio de Janeiro, e para dizer a palavra “devassa” em um comercial, e novamente entrei em colapso ideológico.

Foi quando então cansei de procurar exemplos alternativos de sucesso, e fui me apegar a exemplos de pessoas sem vocação “artística”, mas com grande capacidade intelectual, que, na verdade, era o que me interessava mais.

Vi nos noticiários a incrível estudante paulista, de apenas 16 anos, que passou em 9 vestibulares na área de medicina, entre eles o da USP, UFRJ e outros dos mais conceituados do país. Então pensei: “que inveja dessa garota prodígio de talento”. Não pude deixar de notar também o respeitável currículo do novo Ministro do Supremo Tribunal Federal, que é um cargo político é verdade, mas que abarca as maiores mentes brilhantes da área jurídica desse país. Então pensei novamente: “eu quero ser igual a esse cara. Nem tudo está perdido nesse mundo!”.

Existem pessoas que possuem uma incrível capacidade intelectual para o sucesso, sem precisar depender de caminhos alternativos, e fiquei imaginando que este talvez seja o melhor caminho a seguir, pois uma guerra, uma grande crise ou depressão mundial pode lhe tirar tudo o que você tem materialmente falando, menos a sua capacidade intelectual para conseguir tudo de volta novamente. Isso era algo que me animava muito.

Mas então porque não se fazem filmes da tal menina estudiosa? Porque filmes como “Uma mente Brilhante” tem que ser ficção? A inteligência está sendo encarada no mundo hoje como uma ficção e não mais como uma fixação.

Vejo isso quando abro os noticiários e vejo novamente que uma prostituta é a protagonista do filme do momento e autora de livro de sucesso no país. Ligo a TV para abstrair dessas coisas terríveis e vejo que a protagonista do referido filme atua na novela em um personagem que vive correndo atrás do sucesso, pelas vias alternativas de que tanto já falei, e que na vida real atriz e personagem são praticamente a mesma coisa.

E novamente não sei que caminho seguir. Continuo reflexivo e em busca de respostas.

4 comentários:

  1. As decisões profissionais são tomadas mediante situações que exigem respostas a curto prazo, por exemplo, jovens que não são herdeiros de impérios, como a já citada Paris Hilton, e não possuem amparo de parentes, quando se veem em situações desesperadoras, como a perda dos pais, são obrigados a se mexerem. Se não é o seu caso, não vejo o porque largar a vida de filósofo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto.

    Eu vejo sucesso como um parâmetro pessoal. Tem gente que é exibicionista, gosta de se mostrar e tem tino pra coisa. Tem gente que está plenamente realizada com um salário de 4000 reais, esposa, dois bebês, uma casa com jardim e pagodinho no fim de semana. Tem gente que não sabe e nunca vai saber o que quer da vida.

    Meu lema é tentar fazer o que se gosta (nem sempre é possível), foda-se o resto. Resultados e sucesso são consequência. Agora se a pessoa não gosta de fazer nada (isso existe), não há esperança para ela.

    ResponderExcluir
  3. Fracos exemplos de sucesso as mulheres citadas no texto uma vez que a beleza de uma e a fortuna de outra não são coisas infinitas.

    ResponderExcluir
  4. Eu vou dizer o que é sucesso pra quem quer ter mulher e filhos.

    É ter dinheiro pra sustentar as duas coisas.

    ResponderExcluir