quarta-feira, 9 de março de 2011

Nova chance

Estava por esses dias vendo o noticiário esportivo, quando me deparo com mais uma rescisão contratual unilateral de mais um clube com o jogador Adriano, então me pus a pensar: “quantas chances uma pessoa merece na vida?”.

É comum ver pessoas que cometeram um único erro, às vezes cometeu até um “erro”, e nunca mais tiveram uma nova oportunidade. Não parece ser o caso de jogador de futebol.

O Adriano é um clássico exemplo, dentre muitos que temos e já tivemos no mundo do futebol, de pessoa que pode fazer o que quiser. Não precisa necessariamente ter disciplina, comprometimento, nem nada. Sempre terá portas abertas em algum lugar. 

O descaso dele dessa vez, aparentemente, tem como causa a disposição do Rubro-Negro carioca em aturar as besteiras que ele faz, para tê-lo atuando pelo clube da Gávea.

Vendo essa situação, rapidamente me vem à cabeça o inúmero caso de ex-presidiários, pessoas que pagaram a Justiça o que fizeram, e não possuem essa piedade toda no meio social. Pessoas até que fizeram o bem, como o caso daquele caseiro que denunciou esquema de corrupção de um deputado em Brasília, e hoje não consegue arrumar emprego de faxineiro, por não ser uma pessoa considerada “confiável”.

A conclusão que eu chego é que vivemos em um mundo hipócrita, onde pessoas pouco importam o que importam é o que ela possui ou tem a oferecer. 

No futebol, e creio que no mundo também, não importa as besteiras que você faz, se você tiver algo a oferecer você sempre terá uma segunda, terceira ou quantas chances mais você precisar. Foi assim com Edmundo, é assim com Adriano, e não se surpreendam se o goleiro Bruno for julgado, condenado, cumprir pena, e voltar a ganhar seus milhões novamente com uma nova oportunidade no mundo da bola. 

Se você gera riqueza pra alguém, não importa os seus vícios, você sempre terá uma oportunidade por conta das suas virtudes a serem exploradas.

2 comentários: