quarta-feira, 9 de março de 2011

Venezuela e EUA - Uma relação de amor e ódio


Não é novidade alguma ver a figura do presidente venezuelano Hugo Rafael Chávez esbravejar sua ira contra os EUA, acusando o país norte-americano de sabotagens, conspirações e atentados, entre outras coisas nada sutis em sua paranoia contra o imperialismo dos EUA. Mas, segundo reportagem de um telejornal da Record veiculada hoje (09/03), o país latino possui programas assistenciais no país norte-americano.

Como é notícia da Record, verificamos em uma rápida pesquisa pela rede e pudemos constatar que realmente há um programa venezuelano onde algumas famílias de baixa renda nos EUA recebem doações de óleo, para ser utilizada em aquecedores, do governo venezuelano através da CITGO Petroleum Corporation, uma empresa pertencente a estatal venezuelana PDSVA (Petróleos de Venezuela S.A.).

É interessante notar que a Venezuela, país com uma das maiores reservas de petróleo do mundo, possuindo até uma reserva maior que a Arábia Saudita, tem em seu grande desafeto seu principal parceiro econômico, pois é lá nos EUA que o petróleo venezuelano é refinado. Lembrando também que a PDSVA distribui e vende combustível aos norte-americanos através da CITGO.

Em julho de 2010, quando houve uma crise entre Venezuela e Colômbia, Hugo Chávez ameaçou cortar o suprimento de petróleo aos EUA, pois sabemos que a Colômbia é aliada dos imperialistas norte-americanos, e o mal-estar entre os dois países latinos foi repentinamente cessado. Com base nestes pouquíssimos dados podemos ter uma real noção da relação entre o país norte-americano e o país tropical.

Enquanto há troca de farpas, em grande parte por conta do paranoico presidente venezuelano, os interesses econômicos que há entre os dois países supera facilmente qualquer mal-estar diplomático, como o império norte-americano necessita do precioso líquido negro venezuelano e o lucro da venda do petróleo tem sido tão abundante à Venezuela, que além de interessantes projetos urbanísticos venezuelanos, o país de Hugo Chávez se dá ao luxo de ajudar famílias de baixa-renda nos EUA, quem dera o Brasil erradicar sua pobreza com exportação de commodities.

2 comentários:

  1. Chavez é populista. Tem o povo que o ama e o povo que o odeia. A vantagem de Chavez é que ele não tem intromissão em seu governo pois os americanos dependem de seu petróleo. Então, ele pinta e borda. Eu acredito que só ouvimos falar de Chavez pq a Globo morre de raiva de sua influência sobre nosso continente. Sabemos mais sobre o que acontece no governo venezuelano que o que acontece com a segunda potência da américa sul, a Argentina.

    Esse negocio de socialismo é conversinha pra convencer aos seus eleitores que o amam. O lance é manter-se no poder a qualquer modo e lucrar com isso.

    Quem bota na nossa cabeça eu ele é um incomodo, de fato, é mídia globosta e cia devido aos seus feitos em seus em que a própria população apóia.

    ResponderExcluir
  2. Hugo Chaves é um líder de talento. É um dos poucos ditadores do mundo que consegue manter sua ditadura usando a legitimidade das eleições.

    E essa parada de dar óleo para famílias pobres americanas é política, para ser usado em eleições etc.

    Por mim o Brasil já teria invadido a Bolívia, venezuela e Colombia e dividido as terras com os co-irmãos da América do Sul (Chile e Argentina).

    ResponderExcluir