quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ThunderCats - A Farsa


Idolatrado por uma legião de nerds saudosistas do já não tão próximo anos de 1980, os ThunderCats tinham lá seu apelo perante a massa de garotos em sua tenra jovialidade, gatos guerreiros em busca de proteção em um planeta hostil dominado por um estranho ser, Mumm-Ra, que de sua mal-acabada forma tornava-se extremamente poderoso com auxílio de forças sobrenaturais.

Tudo muito bom, mas veja só o lado maquiavélico escondido por detrás de um produto aparentemente inocente. Temos a propagação de uma ideologia norte-americana, falsamente empregada como divulgação da democracia nos países sob regime ditatorial, pois, analogamente, o fictício planeta chamado de Terceiro Mundo, repare que o planeta se chama Terceiro Mundo, é dominado pelo ditador local, Mumm-Ra, podemos considerar o Terceiro Mundo um Vietnã, um Iraque, um Afeganistão e o que mais vier aí pela frente.

Essa falsa propagação da democracia é claramente desculpa para a expansão territorial, veja que os ThunderCats constroem a Toca dos Gatos no Terceiro Mundo, tal qual os norte-americanos implantaram bases militares na ilha de Okinawa. Mumm-Ra não teve alternativa a não ser contratar mercenários, no caso os Mutantes, por perceber as manobras hostis dos indesejados visitantes felinos.

Com a Toca dos Gatos implantada, a desculpa para permanência no planeta para a já citada expansão territorial é libertar o povo oprimido das garras do maligno Mumm-Ra, logo, lá vão os ThunderCats libertar os Berbil. Aliás, ThunderCats é uma cópia descarada de Guerra nas Estrelas, Lion-O - Luke Skywalker, Jaga - Obi Wan Kenobi, Berbil - Ewok e por aí vai, as referências, ou melhor dizendo, cópia deslavada, são inúmeras para a propagação da ideologia pacifista armamentista dos EUA.

Não querendo defender o modo como Mumm-Ra governa seu planeta, mas o Terceiro Mundo é uma Soberania, logo, os problemas internos tem de ser resolvidos pelos próprios habitantes sem intervenção de outros povos. Não bastando a mensagem propagandeada durante o maquiavélico desenho, ao final de cada episódio, é dada uma lição de moral para já impregnar o telespectador com a hipócrita moralidade norte-americana. É por essas e outras que muitos jovens tiveram danos cerebrais irreparáveis por conta da lavagem cerebral provocada pelos ThunderCats.

4 comentários:

  1. Puxa, mestre, você tem razão, nunca tinha visto o desenho sob esse ponto de vista.
    Mas que a Cheetara era gostosa isso era!

    ResponderExcluir
  2. Vc estpa defecando pela boooca!!!

    Tomou muito cereser no final do ano?

    ResponderExcluir
  3. Mania de ver além do que realmente há. P q não podem simplesmente curtir o desenho sem enxergar nenhuma conspiração nas entrelinhas? Fala sério!!!

    ResponderExcluir
  4. rsrs! Mais um defendendo a teoria da conspiração... Há muito tempo sou crítico dos mais diversos assuntos, mas nesse caso, não existe esse monstro todo por trás do desenho não. E dizer que o tal terceiro mundo é uma soberania? De que tipo? Uma soberania na qual os habitantes são explorados e obrigados a trabalhar à força? Bela soberania.

    ResponderExcluir