sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O corpo e seus segredos

temperatura_do_corpo_durante_atividades_fisicas_medium Uma curiosidade que sempre tive foi saber por que temos de ter uma temperatura não inferior a 36 graus; e se temos 37,5 já estamos com febre?

Isso sempre foi motivo de curiosidade e, quando pensava em perguntar alguém, eu já tinha esquecido.

Descobri após estudos, que essa temperatura é o balanço perfeito para matar fungos e infecções no organismo.

Dentre todas as espécies, os mamíferos são os que se relacionam muito bem com a temperatura elevada. Só por estarmos acima de 36 graus, já escapamos de várias doenças e bactérias presentes na atmosfera.

Todavia se superarmos essa temperatura para 37 acima, isso faz com o que o corpo comece a ter de suar para resfriá-lo imediatamente, então seu organismo começa uma luta incessante para se manter normalizado.

O que chamamos de febre é justamente estar “ elevadamente” fora do equilíbrio perfeito corporal. Se nosso corpo trabalhasse com 37,5 teríamos que comer duas vezes mais que hoje.

Alguns diriam: “ Ahh assim é bom, posso emagrecer então!” Lógico que pode, e vai emagrecer mesmo, se não se alimentar. Mas vai morrer também. Seus órgãos começarão a trabalhar em ritmo acelerado até esgotamento total. Seu corpo começa a pedir água e seu sangue começa engrossar.

Então, e com temperaturas abaixo de 36, eu morro?

Não imediatamente, mas perde energia rapidamente, seu corpo também trabalha forçado. Só que os fungos que você não pegava, passa a pegar.

Todavia novos estudos apontam que o frio em determinadas circunstancia salvas vidas

Desde 2006, a ciência estabeleceu que uma pessoa dada como morta clinicamente por afogamento ou congelamento sob temperaturas abaixo de zero, só podem ser atestadas por laudo técnico após 3 horas de tentativas de ressucitamento.

Já sabemos que abaixo de 36, temos hipotermia. Situação muito grave para o corpo.

Só que acidentes motivado por quedas em lagos semi-congelados, o corpo esfria tão rapidamente, tão intensamente que não dá tempo dos órgãos pararem por esforço extremado. Não há falência múltipla dos órgãos. O coração simplesmente para de bater e oxigenar o cérebro.

A Ciência também diz que após 5 minutos sem oxigênio o risco de lesão cerebral aumenta 86%.

Por isso se você não morre você fica com deficiência física ou mental definitiva.

Já na questão mencionada de “ acidentes repentinos” o corpo trabalha numa taxa de consumo de oxigênio de 80 vezes menor que o normal. O que você levaria 5 minutos para ter uma morte cerebral, você pode extender até 3 horas isso numa morte congelada.

Acredite você morre mesmo! A Discovery estudou 5 casos de mortes comprovadas em hospitais do Canadá; visto que o cérebro e o coração não respondiam a impulsos elétricos nenhum. Causa, portanto conclusiva para se diagnosticar a morte do corpo.

Mesmo assim, pessoas com 25 minutos, 37 minutos, 2 horas e até 3 horas voltaram pelo processo de reaquecimento do sangue por máquinas. Que consiste em bombear o próprio sangue para dentro do corpo ate que sozinho o corpo volta a aquecer. E por incrível que pareça, se o coração não for doente, ele volta à vida. Como isso é possível? Nem a ciência pode garantir só se sabe que é possível.

Tanto é possível que nos EUA e Canadá, estao adotando novo procedimento para ataques do coração fulminantes. Quando um acidente vascular acontece com uma pessoa em casa, paramédicos estão orientado a resfriar imediatamente o  infartado. Isso porque a falta de oxigênio para o cérebro não seria tão sentida neste caso.

Outra coisa que se fala muito são das visões e “ alucinações” que os que voltam da morte dizem ter com parentes ou familiares.

Os médicos como já havíamos falado, dizem que cerebralmente falando, o mecanismo responsável por criar esses impulsos elétricos que chamamos de sonhos, estava desligado completamente. Mas que acontece isso acontece. Mais uma clara demonstração que não somos só um monte de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário