segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Castrati

O exagero do rococó é muito bem representado pelos castrati, curiosa classe de cantores preparados desde os primeiros anos para terem voz feminina, já que era vedado às mulheres participarem de espetáculos.

Preparava-se esses meninos, castrando-os, daí o nome desses cantores, para que sua voz permanecesse para sempre aguda, embora nem todos chegassem a ser cantores e menos ainda alcançassem o estrelato.

Houve alguns, entretanto, que foram muito importantes, tornando-se requisitados até por soberanos. Os últimos castrati atuaram no final do século XIX.

Os castrati foram homens que foram adulados por multidões, como hoje o são os ídolos pop, sujeitos de paixões por homens e mulheres, mas que, no entanto, não deixavam de ser considerados apenas como meios-homens (ou meio-humanos).

Farinelli

O mais famoso castrati teria sido Carlo Broschi, conhecido por Farinelli, tendo sido realizado um filme sobre a sua vida, “Farinelli il Castrato”.
 
O filme "Farinelli", de Gérard Corbiau (1994) focaliza a vida do mítico cantor italiano Carlo Broschi (1705-1782), que ganhou muito prestígio em toda a Europa. Aparece como um galã, de olhar triste e solitário, que encerrou carreira como cantor exclusivo do rei Felipe V da Espanha, que o contratou porque seu canto era a única coisa que o tirava da depressão.
 
Farinelli alcançava 3.4 oitavas, do 2 até o 6, com sua voz e, dizem, tinha a capacidade de sustentar 150 notas em um só fôlego. Para fazer o filme, foi necessário juntar a interpretação de dois cantores, um contratenor e uma soprano coloratura.

6 comentários:

  1. André Matos, Michael Kiske, Tobias Sammet são castrati?

    ResponderExcluir
  2. Se você ler a postagem com atenção você vai ver a parte em que eu disse:

    "Os últimos castrati atuaram no final do século XIX".

    ResponderExcluir
  3. "André Matos, Michael Kiske, Tobias Sammet são castrati?"

    Eles não devem ser, mas tomar hormônio feminino, ou já possuirem uma dose de estrogênio mais do que o natural deve ser verdade.

    ResponderExcluir
  4. Há algum castrati vivo desde o século XIX?

    ResponderExcluir
  5. foda-se que castrou quem. Deixa o cara cantar fino... Até eu se tivesse sido " castrati" cantaria com mulherzinhaaaa

    ResponderExcluir