terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novo transplantes de córnea

cornea

A medicina deu um enorme passo para revolucionar o transplante de córnea e resolver de vez a vida de mais de 25 milhões de pessoas que possuem algum problema de visão médio ou grave ( acima de 8 graus).

Pesquisadores desenvolveram uma córnea artificial a partir de colágeno moldada à forma e ao tamanho de uma córnea natural do ser humano. Segundo eles, ela parece uma lente de contato.

A diferença é que este “córnea” biossintética estimula as células do próprio indivíduo a crescerem em sua matriz, uma vez que ela é feita de uma substância semelhante à natural.

Assim, pessoas com córneas danificadas tiveram a sua visão restaurada por implantes feitos de colágeno, que depois acabam se fixando no olho do receptor.

z_7311

Danos na córnea, que resultam em sérios danos na visão, são atualmente tratados ou através da implantação de córneas de um doador humano – que são escassas -, ou através de uma prótese desagradável a vista, que se parece com a lente de uma câmera fotográfica.

A equipe de investigadores inseriu as córneas biossintéticas nos olhos de 10 pessoas com lesões na córnea. Fios de náilon seguram a córnea no seu local, e as pessoas usaram medicamentos imunossupressores durante seis semanas para evitar rejeição.

Após dois anos, a córnea em todos os participantes do estudo foi preenchida com células dos próprios pacientes, que se ancoraram aos olhos. Os nervos também cresceram em todas as córneas, o que é importante para a sobrevivência da célula e para manter a habilidade de piscar.

Seis das pessoas têm agora a sua visão restaurada. Os outros quatro ainda têm um certo embaçamento visual. A equipe pensa que isso seja devido à cicatrização da sutura, feita na parte central da córnea.

A pesquisa tem potencial para revolucionar o campo dos transplantes de córnea. Segundo especialistas, é possível que em cinco anos esse tipo de engenharia de córnea já esteja bem aceita e espalhada pelo mercado mundial.

[NewScientist]

Nenhum comentário:

Postar um comentário