sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Morrer ou Viver

Morrer ou Viver (Dead or Alive: Hanzaisha, Japão, 1999)
Duração: Aproximadamente 100 minutos
Gênero: Policial, Suspense, Drama, Ação
Diretor: Takashi Miike
Roteirista: Ichiro Ryu
Elenco: Sho Aikawa, Riki Takeuchi, Renji Ishibashi, Hitoshi Ozawa, Shingo Tsurumi, Kaoru Sugita, Dankan, Hirotaro Honda, Michisuke Kashiwaya, Mizuho Koga, Ryushi Mizukami, Ren Ohsugi, Tokitoshi Shiota, Tomorowo Taguchi, Susumu Terajima, Hua Rong Weng, Kyosuke Yabe, Yoshiyuki Yamaguchi

Como é?

Um homem comendo outro no banheiro público, uma mulher nua que cai de um prédio segurando um pacote de cocaína, um homem cheirando uma carreira enorme de pó, um comilão se empanturrando de pratos e mais pratos de udon, tradicional sopa japonesa, tudo isso ao som esquisitíssimo e uma stripper no pole dance. É assim que começa Dead or Alive: Hanzaisha, hanzaisha significa criminal.

E?

Takashi Miike é um polêmico diretor japonês cujos alguns filmes mostram violência, sadismo e bizarrices sexuais e entre seus admiradores temos diretores como Quentin Tarantino e Eli Roth, aliás, Takashi até faz uma ponta em O Albergue, filme de Eli Roth. Em Morrer ou Viver, temos um surtado trabalho de Miike san.

O filme que nada tem a ver com o jogo de mesmo nome, é na verdade um suspense policial basicamente narrando a luta da polícia japonesa contra a Yakuza, a máfia japonesa. Porém, um grupo criminoso começa a rivalizar com a Yakuza e praticamente toda a investigação tem sido conduzida por um policial, o detetive Jojima (Sho Aikawa).

O longa lembra um pouco Fogo Contra Fogo, filmaço de Michael Mann, estrelado por Robert de Niro e Al Pacino, pois, temos o drama familiar envolvendo o detetive Jojima, cuja filha precisa passar por uma caríssima operação cirúrgica e temos o drama do líder do grupo criminoso, Ryuuichi (Riki Takeuchi), que tem tido problemas com o irmão caçula.

Vale a pena?

Morrer ou Viver seria um policial como outro qualquer, porém, o final é totalmente nonsense, algo inesperado, surtado demais. Takashi Miike é um gênio? Ichiro Ryu, o roteirista, comeu fezes? Não sei, mas você fica com uma cara de WTF enquanto vê os créditos subirem. Se você gosta de bizarrices, eu recomendo.

Nota: 95%

Gatas que valem um jóia com o dedão do pé



Mizuho Koga

Nenhum comentário:

Postar um comentário