domingo, 19 de setembro de 2010

Mother - A Busca pela Verdade

Mother - A Busca pela Verdade (Madeo, Coreia do Sul, 2009)
Duração: Aproximadamente 128 minutos
Gênero: Suspense, Drama
Diretor: Bong Joon-ho
Roteiro: Park Eun-kyo, Bong Joon-ho, Park Wun-kyo
Elenco: Kim Hye-ja, Won Bin, Jin Ku, Yun Je-mun, Jeon Mi-seon, Lee Young-suk, Song Sae-Byuk, Moon Hee-ra, Cheon Woo-hee, Kim Byung-sun, Yeo Moo-yeong
Como é?

Yoon Do-joon (Won Bin) é um jovem com ligeiro problema mental, não consegue se lembrar facilmente de coisas recentes, e é condenado sem maiores investigações, por parte da polícia, pelo assassinato de uma jovem estudante, Moon Ah-jung (Moon Hee-ra). A mãe de Do-joon, interpretada magnificamente pela atriz Kim Hye-ja, começa uma investigação particular, com ajuda de um amigo de Do-joon, Jin-tae (Jin Ku).

E?

No lugar de um monstro, um assassinato, mas o drama familiar continua neste trabalho de Bong Joon-ho. Se em O Hospedeiro havia a busca incessante do pai pela filha raptada por um gigantesco monstro, em Mother - A Busca pela Verdade temos uma mãe que utiliza todas as suas forças para inocentar seu filho.

Junto com Park Chan-wook (Oldboy, Lady Vingança), Bong Joon-ho é outro grande diretor sul-coreano, com criativo e inusitado meio de contar histórias, especialista em filmar cenas caóticas, vide a cena do velório, consegue amenizar o drama, mesmo que levemente, com um pouco de humor. Diversas cenas jogadas aleatoriamente são perfeitamente amarradas ao longo do filme.

Bong Joon-ho bebe nas fontes hitchcockianas para contar este belíssimo suspense, o filme é tenso do início ao fim, como as simples cenas da mãe utilizando uma guilhotina manual para cortar plantas ou quando Kim Hye-ja derruba uma garrafa d'água e a câmera acompanha o líquido escorrendo pelo chão.

Vale a pena?

Se você é fã de cinema asiático, eu recomendo com certeza, tão bom quanto O Hospedeiro, Mother é uma obra-prima, faço as minhas as palavras do crítico de cinema, música e games Oliver: "Um rolo compressor na relação familiar", melhor definição que esta não há.

Nota: 100%

Gatas que valem um jóia com o dedão do pé


Moon Hee-ra


Jeon Mi-seon


Cheon Woo-hee

Nenhum comentário:

Postar um comentário