quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mundo animal e seus perigos

Existe um ramo hoje que remunera bem a quem tem coragem de mamar em onça. È uma força de expressão, mas ao mesmo tempo, se fosse verdadeira se pagava também por esse feito.

Você hoje com uma câmera na mão e uns trocados para se custear, se for maluco vá filmar a vida animal. Pegue e filme uma situação  inusitada e pronto! Emissoras como National, Animal Planet, Discovery e outros pagam até 300 mil dólares se for algo de tirar o fôlego.

Aqui vou mostrar apenas um vídeo sobre baleias cachalote, onde um cinegrafista resolveu encarar frente a frente, cabeça a cabeça o bicho de perto.

Claro, você vai dizer que baleia é inofensiva, blá, blá, blá.

Acontece, que esta baleia para o conhecimento de todos é a única espécie de baleia de grande porte (35 metros), que possui dentes para captura de outro animal.

Ela se alimenta de pequenos tubarões e caça lulas gigantes que já foram encontradas com tamanhos monumentais de até 17 metros. Portanto nada agradável estar na frente dela para um possível olá.

lula_colossal_capturada

Não quero nem dizer que nos idos de 1800 quando era caçada por humanos juntamente com outras irmãs de sua espécie, ela era a única a enfrentar agressivamente o caçador. Basta lembrar-se do livro da Moby Dick, uma baleia cachalote branca.

A história real é contada de maneira diferente do livro e filme:

  1. Tudo aconteceu nos Estados Unidos, quando o baleeiro Essex deixou porto dos EUA em 1819, um ano após a partida e eles avistaram uma cachalote, cheia de cicatrizes na cabeça e parecia não temer os baleeiros.
  2. O cetáceo estava a cem metros de distancia do baleeiro e se jogou contra ele, atingindo-o brutalmente na lateral do essex.
  3. Depois desta terrível batida, a cachalote se distanciou seiscentos metros e deu seu baque fatal, afundando o baleeiro.
  4. Apavorados, 21 homens embarcaram em dois botes de salva vidas, levando 65 galões de água e cem quilos de biscoito. Depois avistarão uma ilha e três homens decidiram ficar.
  5. Os dois botes logo-logo se perderam um do outro, beberam sua própria urina, os mais fracos começaram a morrer e jogados ao mar segundo a tradição naval.
  6. Quando acabou toda a comida, os náufragos começaram a praticar canibalismo daqueles que morriam. Como não ouve, mas baixas, eles foram obrigados a matar um dos náufragos, sorteando quem ia matar, e quem ia morrer.
  7. Os náufragos foram resgatados por um barco, mas nem perceberam a aproximação por estarem roendo os ossos do companheiro. Dos 21, treze morreram sete devorados. Três salvos da ilha dois do bote do capitão e três do outro bote

Nosso amigo cinegrafista não foi atacado desta forma, mas por bondade da baleia, escapou por um triz. O maluco achou que era o superman e resolveu seguir a baleia por baixo, querendo compreender sua ação perante o homem. A baleia que já tava uns 30 metros dele de distância, resolveu saber qual era a do cara, e deu meia volta.

Pronto! Foi o suficiente para ele sacar que ela tava a fim de ter um papo olho no olho.

O que vimos na filmagem é que a baleia veio de encontro a ele com o sonar ligado. Até então jamais na historia marinha qualquer ser humano recebeu um golpe de sonar de uma baleia e pode contar como era a sensação. Não se tem relatos. Ela usou o sonar como sempre usa em qualquer animal que deseja investigar ou caçar; Portanto ele seria uma dessas opções.

O cinegrafista disse ser uma sensação de você estar sendo desmanchado por dentro por uma vibração tão intensa que seu corpo amolece. Ele se sentiu uma Lula pronta pra ser atacada depois de atordoada.

O que ela fez segundos depois de estar apenas 5 metros do nadador é se desviar pra baixo o suficiente pra dar uma raspada de cabeça e jogá-lo dando vira-voltas na água. Ou seja, um trem passou por baixo dele com requintes de sacanagem, só pra ver o cagaço na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário