sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sonho tornando - se realidade

Caros amigos nerds, geeks e simpatizantes fiz este post pra vocês. Acontece que tem um grupo de pessoas bastante preocupadas e empenhadas em realizar o sonho de fazermos uma chamada 3D tipo Star Wars. Sonho que atravessou gerações e é coisa batida em filmes futuristas. Mas fique sabendo que a holografia é o principio físico dos vídeos do filme e não foi algo proposto por um místico ou diretor de cinema foi demonstrada teoricamente em 1947 e na prática na década de 60 com a invenção do laser.

A seguir é apresentado o 360º Light Field Display que não é o vídeo de Star Wars,,quele do R2D2 e a princesa, contudo usam técnicas de holografia e alguns equipamentos que geram imagens 3D reais sem utilização de óculos como nos cinemas.



Este trabalho ganhou o premio Best Emergin Technology Award na SIGGRAPH 2007 que convenhamos foi bem merecido.

Recentemente tivemos outra bela notícia, pesquisadores da Universidade do Arizona além de gerar essas imagens em 3D as colocaram em uma série temporal em uma tela, ou seja, temos o primeiro vídeo 3D real produzido. A sequência de imagens são atualizadas uma vez a cada segundo, o que é normal para um projeto que ainda é um embrião.



Existe um outro trabalho desenvolvido por pesquisadores do MIT que em vez de gerar uma imagem a cada segundo este gera 15 imagens, um melhoramento do trabalho anterior. A técnica utiliza o Kinect apra gerar o vídeo. Leia mais aqui



Ainda há muito o que evoluir e em um ritmo desses poderemos viver para assistir um filminho 3D na sala de casa sem correr o risco de ter uma lesão nos olhos.

Agora cuidado para não debandarem para o lado negro da força. Olha esse vídeo picareta que eu encontrei na net e que muito indivíduo de coração fraco e esquizofrênico deve ter acreditado.



Pra que você dar algo feio aos olhos das pessoas se pode presentear com uma mentira linda e maravilhosa.


FAIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário