terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Entenda o chapéu dado pela CBF

futebol_dinheiro

O Flamengo ontem dia 21/02 recebeu da CBF o tão esperado e sonhado título “ legalizado” de 1987. O famigerado título disputado na Copa União.

Neste ano o clube dos 13 - brigado com a CBF fundou uma liga temporária para disputar com os times conveniados o que seria chamado de “ Campeonato Nacional”.

A CBF que não quis abrir mão do poder resolveu criar o módulo amarelo e verde, igual escola de samba.

No decorrer da campanha das duas competições Nacionais naquele período: CBF X Clube-13; a conversa foi chegando a um consenso comum, e uma paz seria acordada para futuro próximo, dando assim ao clube dos 13, poder absoluto sobre os direitos dos clubes. (ponto)

A CBF resolveu no meio da competição informar que a final seria entre o campeão e vice da Copa União X campeão e vice dos módulos amarelo e verde.

Os finalistas no caso eram Internacional ( Porto Alegre) e Flamengo (RJ). Nenhum dos dois aceitaram tal acordo. E ratificaram que o campeão brasileiro de 1987 sairia da disputa entre eles. A CBF não aceitou e acabou mandando pra libertadores o Sport (PE). ( ponto)

Portanto 24 anos depois a CBF oficializa o título do Flamengo! Foi de graça? Não, não foi!

Esta semana estará sendo votada e discutida o pacote de transmissão televisa de rádio, TV (aberta) TV ( cabo), Internet, celular e outros.

A disputa esta acirrada com A Rede Record x Globo.

De um lado uma cota de patrocínio que a globo paga para os 5 maiores times de torcida: Flamengo, Corinthias, São Paulo, Palmeiras e Vasco. Algo em torno de 48 milhões para cada ( ao ano).

O que a Record oferece? 75 milhões !

A principio é fácil escolher quem tem a melhor oferta de transmissão...

Mas não é! A globo tem o padrão de qualidade que os patrocinadores procuram e o tipo de cliente que compra certo. A Record ainda esta buscando isso. Os clubes não podem decidir isso sem que os patrocinadores de cada clube possam dar pitaco. A globo tem a seu favor vários anos de monopólio e 90% do gosto dos presidentes dos clubes.

Acontece que a manobra da CBF foi algo para dar um chapéu em dois inimigos que deixaram ela na mão ano passado.

Em 2010 o Clube dos 13 escolheu seu presidente para comandar a entidade por mais 4 anos. Justamente período da escolha dos direitos de transmissão. A CBF introduziu Kleber Leite ( ex-mengo) como seu “ homem forte”. E o clube dos 13 manteve Fabio Koef como atual candidato e presidente. O clube dos 13 ganhou por 12 x 8. Os votos a favor do Koef pesaram justamente pelo São Paulo e Flamengo que mantiveram apoio ao atual presidente.

O que a CBF fez?

No dia seguinte mandou recado que O São Paulo não sediaria a copa do 2014;

Na semana seguinte o Flamengo não receberia a taça de bolinhas, o São Paulo seria o beneficiado;

Mês seguinte todo mundo seria campeão dessa joça: Palmeiras, santos seriam os maiores com a unificação dos títulos antes de 1971.

Resultado: briga de aliados! São Paulo brigou com Flamengo e vice versa.

Jogada CBF:

Semana passada, Juvenal (SP) recebe oficialmente a taça de bolinhas;

Ontem CBF manda oficializar o título Flamengo.

A taça de bolinhas vira enfeite de festa pobre e Flamengo goza em cima dos São Paulinos.

Foi de graça 2?

Ts ts ts! Patrícia Amorim e agora Andrés Sanches, puxam o racha dentro do Clube dos 13. Flamengo e Corinthians querem a permanência da globo e a Traffic dona de 3 canais de televisão  afiliadas Globo no país; deseja que tudo permaneça igual.

Ou seja, a CBF pretende que a Globo mantenha o poder dentro do futebol brasileiro. O Flamengo ganhou um presente de última hora sem "segundas intenções”. O Botafogo ganhou 8 milhões em empréstimos. O Palmeiras que tava em cima do muro, não obteve o mesmo empréstimo. Mas pode ter se rachar também.

Quem ganha com isso?

A ESPN oferece mais dinheiro que a SPORT. Algo em torno de 20/30% mais que o contrato anterior para TV fechada. Os clubes podem ter uma receita maior. Já que a internet também deseja pagar por esse produto. A Globo quer tudo em seu poder. Os clubes e seus representantes podem ter discernimento para optar pela melhor oferta? Ou tudo é só barganha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário