quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Campina Grande e seus Virgulinos Ferreira

Ou poderíamos chamar de capangas, Lampiões, milícias ou que for proporcional ao estilo bang bang dos tempos modernos?

Sou da Paraíba, moro na cidade de João Pessoa e adoro tudo que existe neste Estado, maravilhoso, lindo e quase virgem para o turismo ecológico e comercial.

Só que venhamos e convenhamos, tipo de pistoleiros armados, em meio a uma competição de futebol nacional, disputado aqui 1 vez por ANO; não se pode deixar acontecer!!

Ontem no jogo Treze X São Paulo, disputado na cidade Campina grande, 130 km da capital, a emissora que detêm os direitos de transmissão nacional a ESPN/ESPN-BR divulgou no intervalo imagens flagradas de dois caras armados disparando pra cima no meio da torcida, causando um corre corre danado.

  • Clique na imagem para ver o vídeo da vergonha nossa.:

imagem

Vale salientar que este tipo de jogo é praticamente de uma torcida só. Um evento que mexe com torcedores locais que embora prestigiem seu time de coração no caso Treze ou Campinense se for o caso; também gostam dos times do Sudeste. Sempre foi assim...

Agora o cidadão que leva sua namorada, esposa, filhos e família para o estádio de sua cidade pra ver um grande time de fora jogar - Ta sujeito a ser baleado por conterrâneos praticamente na sua própria casa.

Pergunta:

Isso só acontece no nordeste?

- Não, acontece até mais pelo sul e sudeste, onde criminosos atuam nos estádios, travestidos de torcida-organizada.

Acontece que aqui não temos essa torcida organizada, ninguém de lá vem pra assistir ou reivindicar espaço no estádio. Era pra ser um confronto com alegria e esportividade, não um faroeste matuto.

Então por que acontece?

- Há um fato isolado na questão de Campina Grande. Não sei por quê? Mas existe uma rivalidade entre a capital ( João Pessoa) VS Campina Grande.

Parte da torcida São Paulo era vinda de João Pessoa. E como se conhece por aqui, uns não se bicam com outros. Turista vindo da capital para Campina se tiver de carro, pode pagar para os flanelinhas algo em torno de R$ 15,00 ou 30,00 reais para guardar seu carro em eventos como esse. Caso não pague, deixe ao relento, seu carro será incendiado facilmente por vândalos locais. Pratica esta de longo tempo sendo feita e de nada as autoridades dão jeito. Eu acho que até gostam disso. Por que nunca vi um só preso por esse crime.

Campina Grande é linda! Considerada a nossa Europa Paraibana.

Por se encontrar na Serra da Borborea, o clima é quente pelo dia e frio à noite. O povo é quem se veste melhor e mais bonito. Principalmente em festas sociais ou publicas.

As mulheres são as mais lindas e o povo é apaixonado por sua cidade. O estilo urbano é barroco com mistura de modernidade com parques tecnológicos e Indústrias ricas. Mas parece que o turismo só pode ser do interior para interior. Se alguém de Jampa for pra lá, vá cismado, pois você pode virar churrasco humano.

O Campinense vai para João Pessoa?

- Vai sim! E até gosta, temos praias lindas, e lugares temáticos para curtir um turismo legal. Só que os campinenses partem sempre pras cidades litorâneas vizinhas: Cabedelo, Coqueirinho, Jacumã e outras. Daqui não há revanchismos para com eles. O churrasco servido é apenas das inúmeras barraquinhas ou ponto de vendas espalhadas pelas esquinas da Capital.

O que mais desejo é saber até quando esta rivalidade vai existir?

Um comentário: