quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Guru do Brasil

Thomaz Green Morton – nome pompose né? Se fosse abrasileirar como se se diz por aqui, ficaria assim: Tomé do Mato Morto.

Conhecido por Guru das estrelas dos anos 80. Era um personagem mais estranho de toda categoria de ilusionista que eu conheço. Parecia mais o Lula do PT da época, do que um Guru compenetrado e sério.

Quer dizer... sério não né! De acordo com várias investigações imparciais, foram descobertos os truques dele que o caracterizava como embuste.

Mas a principio ele teve uma vida muito boa, depois do tal Óvni acerta-lo na juventude com um raio que o lançou 4 metros de altura ( vide biografia ). O Homem começou a soltar RAAA pra tudo que é lado. Esse RAA é uma expressão muito usada segundos antes de acontecer algum “ milagre” prodigioso, como a cura de dor cabeça, verter perfume em vidro de salada, luzes pipocando em ambiente publico, moedas entortadas e garfos dobrados.

Vale lembrar que nesta mesma época existia um Guru das estrelas de Hollywood, chamado Uri Geleri que fazia boa parte disso que o Thomaz cá repetia com a  vantagem que tinha show de luzes coloridas, coisas que Uri não aprendeu.

Tirando isso, um era cópia do outro, até no puxassismo de saco de estrelas como o TOM JOBIM que infelizmente acreditava nisso.

Thomaz cultivava amizades com estrelas de primeiro escalão como Gal Costa, Elba, Caetano, gente do samba, gente da MPB e outros. Inclusive segundo ultima declaração seu maior ressentimento é que ninguém desta “ galera” o procura mais nem para tirar foto pro Orkut.

Como ele foi descoberto? Alguns investigadores paranormais entrava nas matas aonde ele tinha um sítio, e sendo ali seu palco principal, era aonde mais acontecia fenômenos “ paranormais” ( luzes no céu, e bolas coloridas). Esses mesmos investigadores descobriram pessoas toda de preto ( ninja) apontando lanternas e faroletes no escuro, afim de produzir os efeitos. Os truques nos quais as luzes saiam dele mesmo como você pode ver no vídeo, era de pequenas câmeras fotográficas escondidas na roupa que emitiam flash de cores: azul, verde, vermelho etc..

Tudo isso apontava muita fraude ou pelo menos uma falta de fé tremenda em reforçar um “ poder mental” que alegava ter, mas que me parece que não tinha controle próprio do seu dono. Assim, se é possível dar um voto de crédito ele produzia o que não saía a contento.

Por mim eu diria que ele se declarasse ilusionista seria um dos maiores do mundo! O cara fazia coisa nos anos 80 que não tinha tecnologia para isso não. A rede bobo gastava rolos de fitas tentando desvendar os truques conforme reportagens da época. O cara era bom viu!

Hoje qualquer pirralho de 13 anos produz em CG os truques que até Deus duvida, melhor Deus desce a terra mandando beijinhos a todos.

Como não tinha tecnologia, equipamentos e nem mão de obra especializada, as atuações dele se tornavam cada vez mais fantásticas.

O engraçado é que os efeitos que ele menos percebia ou parecia não ter intensão de fazê-los foram os únicos que os Ufólogos de hoje tiveram a paciência de estudar para verificar a veracidade.

Como no caso das bolas de luzes suspensas entre as mão de vários convidados, e o objeto que se materializou ao lado do carro em movimento muito bem captado pela rede bobo e congelada para afim de análise. ( note que uma figura humanóide, parece estar sendo formada no minuto: 3:05 até 3:10.

Fora isso, a pergunta é aonde esta Thomaz ?

2 comentários:

  1. A última vez que eu lembro deste rapaz foi em alguma matéria do Fantástico, onde o programa acabou mostrando todo o aparato tecnológico, diga-se passagem muito grosseiro, que o homem do Rá-Tim-Bum utilizava, besta eu ficava vendo a cantora, na época Baby Consuelo, dizendo mil maravilhas sobre o Rápunzel.

    É mais ou menos a palhaçada que o Tim Maia vivenciou na década de 70 com aquela papagaiada de cultura racional.

    ê ê mas que beleza... Brasil sil sil... enquanto tiver otário em cada esquina sempre aparecerão estes fanfarrões na espreita... eleições está aí gente.

    ResponderExcluir
  2. O Thomaz mora hoje num castelo na Alemanha, casou com uma jornalista alemã milionária, cujo pai também mora num castelo e tem participado de muitas palestras e workshops na Europa. Nos últimos dias foi preso em MG - Brasil devido um acidente de trânsito com vítima fatal ocorrido há alguns anos.

    ResponderExcluir