sexta-feira, 16 de julho de 2010

Maior Peidão em 60 milhões de evolução

e0010684_4847453d31001 Estudando sobre dinossauros, coisa que adoro muito, acabei por descobrir sobre alguns deles características singulares de defesa que jamais perceberíamos sem a evolução da ciência.

Sauroposeidon ( Titã) que tem como característica ser o maior ser vivo já existente em todo o planeta terra, seja qualquer época dos primórdios da vida ou no fim dela,  que espero possa ser lá mais no futuro.

Este gigante tinha 32 metros de comprimento por 18 de altura e pesava algo em torno de 55 toneladas. Ou seja, é carne pra churrasco pra alimentar o Haiti todo.

Você diria que pra ser grande, ele era feroz né. Nadinha, de nada... Doce e calmo, lento e abestalhado. Seu cérebro é menos de 1 milímetro do seu tamanho. Em comparação-tamanho-escala, equivale a um homem de 1,80 com um cérebro de ervilha.

Portanto, não tinha aparato para ser predador, ele era herbívoro, comia por 18 horas seguidas. Para atingir este tamanho todo ele precisava consumir grandes quantidades de folhas, plantas e arvores. Como sabemos plantas e principalmente daquela época, eram em sua grande maioria nocivas e venenosas a qualquer ser vivo que quisesse usufruir-se de tal alimento. O estomago deste gigante vinha com aparato de bilhões de bactérias que  combinado com sucos gástricos, quebrava a celulose facilitando a digestão do alimento. Pra voce ter uma idéia, esta combinação diluía até ferro em questão de minutos se fosse comida. Seu estômago equivalia uma piscina média para 6 pessoas.

Inimigos – Seu maior inimigo era o T-Rex, que só poderia caçá-lo quando jovem, onde e justamente era ai sua fraqueza maior. Jovens Sauroposeidon, jamais ficavam com seus pais nas fases iniciais da vida. A fêmea paria seu fihote e logo o desmamava para seguir seu rumo. Apenas quando atingisse metade do tamanho de um adulto era que ele novamente se agrupava em rebanhos. Isso poderia levar de 8 á 10 anos, mesmo ele tendo gigantisse como seu aliado no DNA, seria extremamente perigoso viver quase 10 anos sozinho.

Além dessa fraqueza, mesmo adulto, sua barriga era a parte mais vulnerável para ataques de predadores como T-Rex com garras poderosas, e velociraptors.

Como ele se protegia, se era um abobado?

Gases meu amigo, gases...t-rex dino crisis spbigsize

O estomago desse bicho era uma usina de gás butano, que expelia toneladas de 1 minuto e meio a 1 minuto e meio. O "cabra peidava" e arrotava seguidamente. Um bando de 4 ou 5 Sauros emitia tanto gás que sua extensão era algo de 600 metros de circunferência. Com nuvens de 15 metros. Tudo que estava em volta poderia desmaiar pela falta de oxigênio. Os macacos da época chegavam a chorar de tanto gás. Era necessário correr o mais longe possível. Você ficasse mais de 5 minutos, certamente morreria. Isso era sua maior arma de defesa depois do corpanzil. Que predador poderia abrir a boca pra mordê-lo e engolir aquele peido podreeee!!

Então por fim, o Sauroposeidon foi decretado o maior peidorreiro do planeta.

Um comentário:

  1. Meu caro, dinossauro não "desmama"... é réptil, não tem mamilos rsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir