quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fumaça congelada

200602061740 

O que você acha de poder pegar numa nuvenzinha e apertá-la? (igual a do Goku)images Senti-la como se fosse algo sólido mesmo? È possível, e esta sendo feito hoje em razoável escala. Apesar de ser muito caro, o Aerogel é o novo produto 1001 utilidades.

Descoberto em 1931 por Steven Kistler, feito de silício, ficou como se fosse algo “ legal”, mas sem serventia até meados de 2000, quando a nuvenzinha foi levada a sério.aerogel_1

O aerosol além de ser fantástico na suas diversas implantações, pode ser feito também de variados materiais. Vidro, carbono, silício são alguns deles hoje testados. O carbono tem sua preferência pela durabilidade maior, uma vez que o defeito do Aerosol é ser quebradiço em alguns momentos de uso.

Sua composição atual mais usado é: um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência  como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe. Devido as suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse produto esta sendo implementado nas roupas dos astronautas da NASA - “Uma camada de 18mm de espessura seria suficiente para proteger os astronautas de uma temperatura de -130 graus Celsius.” Mas não é só isso. O aerogel está sendo testado também como proteção contra explosões. E por fim como combustível para os foguetes. Uma vez que cada foguete necessita de 8 toneladas e meia de combustível só para sair do solo.

O Aerosol poderá armazenar 4 x mais no futuro - facilitando viagens mais longas para Marte como exemplo. Recentemente aquele míssil jogado na lua para efeito de testes de solo e uma passagem de cometa próximo a terra, foram utilizados redes de Aerosol para pegar partículas de material.

Depois de tudo isso, você pensa que só cientistas conseguem fabricar né? Errado!

35iq343 Em 2002 um pirralho de 10 anos, numa feira de ciências, fabricou o Aerogel e deixou todo mundo na escola sem saber o que dizer. Mesmo os professores nunca tinham visto o produto.

William T. Wood, de 10 anos publicou seu artigo em 2007 ARTIGO explicando como fez.

Agora em 2009 um brasileiro também esta fazendo sucesso com a criação dos músculos para braços mecânicos. Alexandre Fontes da Fonseca explicou que sua participação no desenvolvimento do projeto: Músculo artificial de aerogel vai revolucionar o mercado de robôs e próteses no futuro.

Atualmente os músculos “ artificiais” são lentos demais para a necessidade da indústria robótica.

Com o surgimento do aerogel em nanotubos, se conseguiu potencializar em 3 x mais rápidos que os músculos humanos. A força e a capacidade de trabalhar em altas ou baixas temperaturas é supra-sumo da descoberta.

Um comentário:

  1. Algo tão sofisticado que até uma criança pode ter a idéia de investigar e ter conseguido resultados com sucesso. E ainda tem gente que acha que o ser humano não é capaz de fazer coisas bastando ter força de vontade de pesquisar sobre algo e construir conhecimento. Em qualquer período da existência da raça humana sempre tem um indivíduo se perguntando: o que eu posso criar?

    Qualquer tipo de descoberta provem da genialidade e bastante, bastante trabalho duro. E isso não será perdido, será repassado para gerações futuras, deste modo sempre mais coisas serão descobertas pois algo que não possui limite de espaço é a cultura.

    E tem gente que acredita que o ser humano não é capaz ...

    ResponderExcluir