sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Quais foram os inimigos de Senna?

314327_senna1

Em comemoração aos 50 anos do Ayrton Senna, o filme/documentário “ EM SENNA” estreará dia 12 Novembro nos cinemas. Contudo, para um pequeno público VIP da turma da Formula 1 foi aberta uma sessão particular para aproveitar a semana do GP Brasil e divulgar o filme.

O documentário que deveria ser um filme, que virou documentário, que não é mais documentário é quase um filme, dito isso pela irmã dele que afirmou que é algo tipo “ especial”. Acabou que após a edição de  5 mil horas de imagens ficando muito pessoal e totalmente dirigido ao gosto da irmã e do que ela pensa de cada rival do irmão nas pistas.

Pilotos como Nelson Piquet, Schumacher, Berger foram colocados como mero coadjuvantes na vida do piloto.

Antes de Prost ser seu rival numero 1, Piquet já tinha esse adjetivo para o Senna fazia tempo.

A rivalidade era tanta, e tão acirrada que extrapolava as pistas, com direito à tribunais e revistas locais, defendo um e apoiando outro.

Prost e Senna se restringiam ao circuito apenas. No livro da Nice Ribeiro, que falava dos bastidores da formula 1, Prost sempre mencionava que o que tinha a favor e contra o “ Erton” era restrito apenas no trabalho... jamais haveria de ter perdido uma noite com o piloto brasileiro na sua sombra. E quer saber? Eu acredito mesmo.

Piquet já tinha 3 títulos mundiais quando viu o piloto conterrâneo apontar no seu retrovisor direito. Com toda certeza, marrento como seria o Nelson, ele teria de cutucar mesmo o novato para garantir sua majestade no Brasil.

Pois bem, a irmã tratou de colocar apenas o que podia pra não dá ar da graça ao outro brasileiro.

Outra manipulação da historia foi nem colocar a disputa do alemão com ele. Antes mesmo de morrer, Senna já teria tido uns vias de fato com Shumi numa corrida, e tinha perdido no ano de sua morte todas as corridas pra ele. Ignorar um cara que venceu 7 vezes o campeonato é duro de aceitar.

O irmão e fiel escudeiro ficou chupando o dedo, se achava que pelo menos teria uma moção honrosa no filme. Berger tem sua trajetória marcada pela amizade com Senna, antes mesmo da McLaren. Quando ainda era piloto da ferrai, ambos tinham feito forte amizade, contruída a base de noitadas e mulheres em conjunto. Mesmo o terceiro titulo conquistado com ajuda do Berger e quase avacalhado por Senna com sua gulodice por vencer corridas, não foi mencionado como deveria.

Tudo se resumia Prost e Senna!

Acho que qualquer filme que queira falar do Senna tem de pegar todos os aspectos do campeão. Talvez por isso a sua irmã não quisesse deixar pra roteiristas e atores filmá-lo.

Casos como a briga com Reginaldo Leme,  Xuxa, Adriane Galisteu e sua ex-esposa, teriam de vir à tona. Assim como discussões, e opiniões fortes e carregadas de rancor, ditas e diversas vezes mencionadas por outros pilotos da formula 1, que com o Senna o achavam perigoso demais em determinadas corridas. Após ler 3 livros da formula 1, notei que Senna tem de muito parecido com o Alonso e do próprio Schumacher. A desportividade era aceita apenas até o 3 capítulo. Se envolvesse vencer corridas, seja por que méritos fosse o Senna iria fazer o que fosse necessário.

Sou fã do Ayrton, mas discordo e repudio veemente essa “ Santificação” do próprio.

Não podemos e nem devemos torná-lo um anjo das pistas. O cara era casca de ferida na pele de um cordeiro, construído pela mídia, que ele mesmo ajudou e poliu através de entrevistas acertadas, acordadas e controladas.

Se hoje você tem algo contra o Alonso, ou teve contra o Alemão, saiba que Senna comia do mesmo prato da arrogância e tirania nas pistas. Não teve um único colega que ele não tenha destruído psicologicamente.

Basta ver o que aconteceu com Michael Andretti, campeão da Indy e parceiro do Senna por 2 temporadas. O cara ficava atrás e Senna dava voltas nele na pista, fazia questão de mostrar, e ria pacas nos bastidores disso.

O Finlandês Mika Häkkinen, que o diga o quanto sofreu, logo que entrou no time

Mika fez 3 poles position no ano de sua estréia em cima do já bi-campeão. Senna nunca perdoou isso. E fazia questão de ter todas as peças novas primeiro no seu carro. Mesmo que para isso, seu companheiro nem largasse.

Vamos devagar com a dor, que o Santo é feito de graxa!

2 comentários:

  1. Lembro que a maioria das sete derrotas de Senna para o Schulmacher foi porque o carro da Willians nao aguentava a prova inteira e quebrava faltando poucas voltas. Em 94 ou 95 estava sendo cogitada um filme sobre Ayrton Senna com Michael Douglas no papel do piloto, mas acredito que nem entrou em pré-produção.

    ResponderExcluir
  2. Pra dar uma ajudinha na lista de inimigos: De Angelis, Mansell, Irvine, Jackie Stewart, Brundle...
    Era pilotaço, mas completamente maluco e como frasista um dono de clicheria!

    ResponderExcluir