sábado, 9 de abril de 2011

O Projeto Jari

Houve uma época em que a Amazônia foi ocupada por fábricas exclusivamente construídas com o capital extrangeiro. Disso surgiram muitas cidades chamadas de Company Town. Em especial encontrei este vídeo raro da implantação de uma dessas indústrias. Trata-se da fábrica de celulose implantada pelo empresário norte-americano Daniel Ludwig, o qual teve o investimento conhecido nos livros de história como Projeto Jari. Tá, eaí? Essas porcarias só exploraram nossas riquezas e salve a Ditadura que abriu as pernas do nosso Brasil.

O que torna interessante é apenas o fato que esta fabrica, em 1967, foi toda construída no Japão e viajou pelo oceano até chegar na divisa dos estados do Pará e Amapá, mais precisamente no município de Monte Dourado-PA, o lugar é conhecido como vale do Rio Jari.No vídeo o tamanho da obra e como ela foi instalada impressionam, assim como a soma da trilha sonora que cria um efeito Star Wars ou de um filme de Stanley Kubrick.




Vale lembrar que este tipo de investimento trouxe pouco, ou nem um, benefício para população local comparado com o lucro gerado com o uso dos recursos naturais da região, como foi visto já existiam pessoas morando ali. Devido a corrupção os impostos pagos pela empresa não retornam em investimentos para população ou para estado que este projeto foi implantado. Outro problema é que esse tipo de empreendimento provoca o movimento migratório de cidadãos em busca de oportunidades de emprego, e assim acabam formando-se regiões periféricas com auto grau de pobreza.

4 comentários:

  1. Sem falar nos impactos ambientais. Na época a área pertencente a Ludwig era equivalente ao estado de Sergipe.

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo não me ajudou em nada!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. isso nnnnnnnnnnnnnnao ajuda em nada

    ResponderExcluir