sábado, 9 de abril de 2011

Bullyng e Pedofilia – Esclarecimentos


Bullyng


Em um de meus muitos momentos de ócio, estava “folheando” um portal de notícias qualquer, quando me deparei com uma notícia que dizia o seguinte: “Bullying leva adolescentes a procurar cirurgia de redução de estômago”, logo fui levado a pensar o quanto estão deturpando um conceito, que até pouco tempo era desconhecido, e que agora ficou vulgar, tudo é bullyng agora.

Isso me lembra um tempo atrás, quando tivemos uma série de escândalos sexuais envolvendo crianças e adolescentes, inclusive na igreja, e tudo que envolvesse crianças e adolescentes passou a ser pedofilia.

É preciso saber diferenciar as coisas. O simples fato de você ser gordo e ser chamado de gordo não configura um bullyng. Se você é feio e for chamado de feio isso não é bullyng.

Bullyng é muito mais grave e sério do que simples ofensa a aparência e “briguinhas” de vaidades entre crianças e adolescentes. É um problema muito mais complicado, envolvendo desproporcionalidade de forças, coação, violência (física ou moral) entre outros agravantes cumulado com a omissão ou impossibilidade de defesa por parte da vítima.

Os últimos acontecimentos reais sobre o assunto, como o caso do “Zanguief Kid”, tem dado margens para sensacionalismos baratos e generalizações.

Pedofilia

 
Pedofilia não é simplesmente manter relacionamento sexual com menor de idade. Aliás, o termo “pedofilia” juridicamente nem existe. Não constitui um tipo penal específico, não existe o crime de “pedofilia” no Código Penal.

O que existe é o chamado “estupro vulnerável”, quando existe um relacionamento sexual entre um maior de idade e um menor de idade abaixo de 14 anos (13, 12, 11...), tornando a violência juridicamente presumível.

Portanto, “pedofilia” nada mais seria do que maior de 18 (19, 20, 21...) anos mantendo relacionamento sexual com menor de idade abaixo de 14 anos (13, 12, 11...), onde a violência se presume ocorrida. Ademais, o resto é sedução de menores, ou estupro mesmo, caso haja violência, que neste caso já necessita ser comprovada, que em todos os casos, requer a representação do ofendido.

Espero ter esclarecido para todos os leitores Pilianos que Pedofilia e Bullyng são tipos que possuem uma especificidade em seus conceitos, livre de generalizações da mídia, sedenta por sensacionalismo.

3 comentários:

  1. Eu sou seu fã, continuarei acompanhando seus posts.

    Ass.: Alguém do Afuá.

    ResponderExcluir
  2. Ora bolas, essas definições são mais do que claras, tolo de quem acredita nesses sensacionalismos. Ou é desinformado ou é burro mesmo.

    ResponderExcluir