quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nunca mais falo com voce

Essa afirmação, nunca foi mais verdadeira do que essa matéria aqui.

apaya

No México dois cidadãos anciões, são os únicos remanescentes de uma língua morta.

O AYAPANECO

Esse idioma hoje só tem duas pessoas que falam. E ambos, são intrigados, não se falam faz 20 anos.

Manuel Segovia, de 75 anos de idade, e Isidro Velazquez, de 69, vivem a apenas 500 metros de distância um do outro na aldeia de Ayapa, mas eles não se dão muito bem. Alguns dos moradores locais dizem que a culpa é de uma uma rixa antiga, mas a maioria deles pensa que os dois simplesmente não têm muito em comum. Velázquez é um pouco irritável, enquanto Segovia é mais tranquilo e não sai de casa muito.

Manuel Segovia, que alega não ter nenhuma animosidade com o vizinho, costumava falar em ayapaneco com o irmão, que faleceu 10 anos atrás, e agora usa-o com sua esposa e filho. Eles conseguem compreendê-lo, mas só são capazes de falar algumas palavras no idioma. Juntamente com o Instituto Nacional de Línguas Indígenas, Segovia tentou dar aulas para jovens dispostos a aprender ayapaneco. Embora as aulas tenham começado com sala cheia, os alunos simplesmente pararam de frequentá-las.

Agora Daniel Suslak, um antropólogo linguístico da Universidade de Indiana, está correndo contra o tempo para tentar criar um dicionário ayapaneco reunindo várias palavras e expressões usadas por Segovia e Velazquez. [OddityCentral]

Um comentário: