segunda-feira, 30 de maio de 2011

Padre Fábio - Uma celebridade tão mala quanto os outros.

fabio

Não faz muito tempo a pedido de um cliente baixei uns 40 vídeos do youtube do padre Fábio de Melo. Nesses vídeos continha mensagens de conteúdo filosófico e familiar. Próprio do programa em que ele atua. Já conhecia seu trabalho de longo tempo. Inclusive fui leitor de um dos livros dele.

Acontece que em determinadas pregações sem batina, as mesmas que hoje povoam o mundo da internet pelas redes sociais, tipo Orkut, facebook, twitter. Algumas se destacam sobre relacionamentos entre homens x mulheres.

E nesse ponto é que quero tocar:

- Como é que ele pode falar disso?

Quase todas suas mensagens são uma mistura de Augusto Cury e Clarice Lispector. Uma chatice que só vendo.

Ele fala de assuntos que pouco conhece, ou nada vive no seu cotidiano. Eu já ouvi da boca dele no programa Entrevista com Gabi, que já experimentou o amor carnal. Tá, más... E daí?

Será ele o maior entendido de relacionamentos? Muito fácil suas dicas de: “acabe com isso”, “ viva sua vida”, você precisa se amar”, blá blá blá.

Háaa... Vai!

Um cara que vive cercado de fãs, e se tornou uma celebridade vaidosa a toda prosa. Anda de terninho novo, barbinha feita ou carinha lisa. Metido a cantor romântico, tem muito pouco a dizer sobre relacionamentos reais.

Se esconder sob o prisma e a mitologia do padre com seu celibato simbólico, só atrai cada vez mais a curiosidade sexual feminina. Todos sabem que o quer é dito “ proibido “ acaba se tornando parte do imaginário libidinoso do ser humano.

Ele cria em torno de sua figura um aspecto sensual e de desejo, e depois prega o bom comportamento das pessoas.

Eu até posso aceitar que não seja um ato de total caso pensado. Más o mito foi criado

E na história da humanidade, tem centenas de casos de mitos que perdem todo o sentido do “bem e do mal”. Quase que ficam imunes a esses conceitos.

Assim como o próprio padre que vire e mexe soltas suas notas de irritação com essa ou outra revista que o crítica pelo perfeccionismo visual com que se trata.

Eu fico pensando que ele não agüentaria uma semana de bombardeios da mídia em rádio, TV ou revista. Vivo sempre olhando pra ele e esperando o seu piti a qualquer momento.

Eu andei pesquisando pelo oráculo eletrônico (Google) e não encontro sites com uma abordagem mais imparcial sobre o padre. Sempre elogios, elogios, ou alguma brincadeira mais leve. Não sei, se isso é bom... Não sei mesmo!

Uma pessoa por melhor que seja sempre há o que se melhorar ou evoluir. Essa mídia elaborada e formalizada em torno da figura sacro santa de alguém que não se põe a prova de opiniões contrarias, parece muito mais frágil para mim, do que exemplo de uma pessoa fortalecida pelo sofrimento humano.

Quando eu começar a vê-lo despido do seu vaidosismo metrossexual, posso até mudar de opinião. Por enquanto, to achando tudo muito artisticamente elaborado demais para meu saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário