sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quem foi Jack Estripador

A CARTA
Em abril de 2001, a Grã-Bretanha revela uma carta que estava esquecida nos arquivos da Scotland Yard. Estava datada de 28 de outubro de 1888, no auge da fama do assassino e foi endereçado a Thomas Horrocks Openshaw, médico legista do Museu de Patologia do Hospital de Whitechapel. Não por coincidência, Openshaw foi o encarregado de examinar o cadáver de Catherine Eddwes, uma das vítimas do estripador. Na carta o autor lamenta ter sido atrapalhado pela polícia momentos antes de um novo crime, e promete atacar novamente. As autoridades consideram a carta um dos maiores indícios da existência um assassino frio e sanguinolento, o maior e o primeiro conhecido serial killer da historia.
Sua carta dizia o seguinte: "Velho chefe, iria mandar um rim esquerdo para o seu hospital, após cravar meu punhal na sua garganta (da vítima). Mas a maldita polícia chegou e estragou tudo...", relatou o criminoso, para em seguida sair com uma tirada irônica: "Você já viu o diabo em seu microscópio, quando coloca um rim na lente?"

"Ele" terminou a carta com a seguinte ameaça:
"Acredito que logo voltarei ao trabalho e lhe enviarei um pouco mais de tripas."

437px-DearBossletterJacktheRipper

Pois bem, esta é a historia do serial mais filmado de todos os tempos. Jack O estripador é detentor do maior numero de mortes em seqüências de tempo relativamente curta; com riqueza de crueldade inigualável.

Entre 1888 e 1891 houve mais de 11 assassinatos de características semelhantes, dentre eles 5 são classificadas como sendo apenas de Jack Estripador. Sendo vitimas mulheres de profissão de vida fácil ( prostituta).

Muita coisa já se escreveu em livros e cinema sobre o maníaco e suas vitimas. Pelo menos 10 suspeitos foram investigados, alguns destes já foram mencionados nos relatos: Um sobrinho da realeza, dois médicos, um pintor, o marido da quinta vítima, um açougueiro e uma dona de casa homicida. ( culpada e condenada pela morte da esposa e filho de seu amante, com esquartejamento e ocultação de cadáver).

Todos passaram pela investigação dos policiais locais e pela policia do governo a Escotland Yard que investigou por 15 anos o caso e também não obtiveram as provas necessárias.

O nome “ Jack o Estripador “ ou Jack Riper, foi dado pela imprensa marrom da época que ao invés de ajudar a policia, fazia pior. Escreviam cartas conjuntamente com a população e mandavam pro escritório do Inspetor contando loucuras, baboseiras e ameaças em nome do assassino.

Até que um desses repórteres resolveu assinar a carta com o nome de “ Jack Riper”

Daí por diante foi o nome que mais pegou!

Estas cartas que foram enviadas para polícia, passaram pelo crivo do CSI Britânico e tão somente hoje em 2006 foi achado uma carta especificamente uma dentre centenas, contendo exatamente a mesma letra do principal suspeito que jamais fora considerado como tal no auge da matança.

O perfil do Jack foi feito baseado em cima do ódio impregnado na matança pelas mulheres e pelo conhecimento anatômico que aparentemente mostrava ter. Além da frieza necessária e força para esperar de 15 a 20 minutos para matar e arrancar os órgãos das vitimas.

as vítimas

Então como perfil seria assim:

Homem alto, forte, com fisionomia comum ( não provocava medo no inicio de quem conhecia);

Médico ou açougueiro;

Solteiro, trabalhador durante a semana ( as mortes só aconteciam do sábado para domingo);

Tinha residência fixa, não era um desconhecido;

Tinha ódio das mulheres: Ou era gay ou havia sofrido algum trauma decorrente de divorcio ou abuso na infância.

Mesmo com esse perfil todo, e por não existir recursos sofisticados que hoje temos, passaram-se  anos e nada foi descoberto; Simplesmente como começou acabaram-se as mortes... e tudo ficou pelo não dito.

Até por que duvido que em plena recessão na Inglaterra, prostitutas teriam vez ou motivos para o Governo gastar uns centavos que fosse.

O homem que 100 anos depois seria identificado como o assassino da Inglaterra, nem súdito da Rainha era. O Jack Estripador é um americano com o nome de Francisco J Tumblety, médico morando na cidade e conhecido nos EUA como falsário, ladrão e homossexual. Ele foi até entrevistado e preso 2 vezes na Inglaterra, mas nunca pelo motivo dos crimes, e sim por atentado ao pudor. (O cara foi pego na segunda vez fazendo sexo com 4 rapazes ao mesmo tempo).

Após passar dois dias dormindo na cadeia, ele foi liberado sob fiança e fugiu de volta para o seu país natal.

A Polícia foi procurá-lo e descobriu em sua casa, roupas contendo sangue, datas que o apontava nas cenas dos crimes e uma coleção de úteros que dava arrepios ao mais tarimbado legista da época. Além disso a Escotland Yard soube que entre os pertences dele, havia cartas e copias de cartas tiradas dos jornais sobre o Jack Estripador. E estudaram sua caligrafia e a caligrafia de todas as cartas enviadas pelo país em nome do Jack, inclusive dos repórteres que também participavam das matérias criadas. E apenas uma carta intrigou os policias. A tal carta que logo no início do post eu menciono. Ela bate com a letra dele e com a grafia que investigadores especializados em taquigrafia dizem ser de um Irlandês ou descendente. O Senhor Tumblety era filho de Irlandeses.

Mesmo os "possíveis" conhecimentos de anatomia que ele tinha apesar de nunca ter sido um medico de verdade, (os diplomas eram falsos), foram aceitos como prova porque os médicos de hoje afirmam que era lenda que as mutilações eram perfeitas. Nada disso! Até um açougueiro faria igual.

O assassino foi morar no EUA e ainda praticou um crime com a mesma riqueza de detalhes proferida na Inglaterra, e mesmo a Escotland mandando 5 investigadores, jamais acharam o seu criminoso.

Que ficou conhecido como o morador da Rua East End.

Em 1903 foi achado sozinho e morto num quarto de uma pensão com ataque cardíaco.

Um comentário:

  1. nossa!isso me ajudou muito em um trabalho de historia!!!perabens!eu nao sabia que esta homem fez tanta coisa assim!!!!me surpreendi......

    ResponderExcluir