sábado, 9 de outubro de 2010

O Deputado Abestado

images

Abestado é uma palavra plagiada do adjetivo “ Abestalhado”. Quer dizer uma pessoa abobada boba, idiota, tonta ou desligada.

Abestado também é o bordão ou um dos bordões principais do humorista/Deputado ( não empossado) Tiririca.

A Justiça eleitoral Brasileira tem num dos seus artigos, a necessidade de comprovação por meio de documentos ou mesmo de próprio punho o grau de escolaridade de quem se aventura a postergar um cargo eletivo. È fundamental ser pelo menos alfabetizado.

Dentro dessa regra básica, você por enquanto pode ser o que for na sua vida privada ou social, que se for votado e eleito, vai assumir no 1 Janeiro subseqüente ao pleito.

Acontece que o abestado em questão parece que falsificou ou no mínimo por questões de amnésia chutou que já tinha freqüentado a escola do ensino fundamental. Bem nos idos de 1970 pela cidade de Itapipoca – CE.

Amigos e corregelionários, preocupados com a bata assando, cozinhando e quase queimando do Tiririca no STE, visto que o mesmo tribunal recebeu duas representações de candidatos concorrentes contra o Tiririca, afirmando ser ele um analfabeto de pai e mãe.

Um dos juízes já acatou a queixa, e mandou o abestado se virar* pra achar os documentos escolares.

A macacada do circo, amigos pessoais, inimigos antigos e diversos políticos-chupa-que-é-de-uva; todos estão no município de Itapipoca, catando e removendo papéis velhos a procurar dos tais boletins ou registro educandários do palhaço Tiririca que agora ta sem graça.

Não se tem um único documento achado;

Amigos, vizinhos e ex-professores de reforço, não se lembram dele;

Padeiros, barbeiros, artistas de circo, cantores e 171 da época também não;

O Prefeito, Secretário de Educação e parentes próximo ou menos, juram que se lembram vagamente dele ir a algum colégio, mas prova? Não têm.

Existe quatro colégios que perduram da mesma época do registro de nascimento do palhaço-sem-graça, e nenhum deles nada.

Dona salvação reside em Dona Isa Ávila, professora de Ensino Fundamental no Lar.

Ela e sua irmã, ambas acima de 72 anos, são as únicas professoras vivas que na época lecionavam na cidade, visto que na época o povo podia aprender em casa.

Dona Isa, puxou, puxou e sacou o seguinte comentário: - “ Com o nome de Herverado existiram muitos, mas só fui saber quem era Tiririca pela televisão”

- Hummmmmmm!

A mesma bondosa fessora, possui cadernos com a presença e chamada de vários alunos dos tempos do Tiririca, contendo vários nomes de alunos, nem todos os cadernos de todos os anos, exatamente em perfeitos estados. ( Um fio de esperança)

Outra coisa que alimenta a fé do deputado é que seu pai só foi registrá-lo em 1982, com 17 anos de nascido. O Cartório colocou como data de nascimento 1965, o que pode ser um atenuante para memória de seu velho pai; poderia haver aí erro de cálculos de meses ou anos.

Em resumo, o que serve pro Tiririca hoje, é lição de uma das brincadeiras ou sacanagens que ele aplicava no povo pra comer seu dinheiro:

Conta a história do povo, que Tiririca e sua família se apresentavam tanto no circo como nas ruas com espetáculos de mágicas e truques. Um dos truques pra comer o dinheiro, era anunciar dois números que dava muita gente, muita gente mesmo!

· Cabe agora, aqui explicar o asterisco ( SE VIRA):

Menino-cachorro
O circo mambembe da família de Tiririca era ainda alvo de espectadores insatisfeitos com as bricandeiras. "Chamavam para ver o menino que virava cachorro. Aí aparecia o Tiririca com um cachorro pequeno na mão e virava o bicho.

Mulher-peixe

Às vezes chamavam para ver a mulher que virava peixe e aí a mãe do Tiririca aparecia com um peixe na frigideira. O povo quebrava tudo", lembrou.

Texto no portal Terra

Tiririca????

- Oi Abestado!

- Se vira veio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário