sábado, 21 de novembro de 2009

Por que discutir política é chato?

Nas rodas de amigos conversamos sobre futebol, “reality shows”, filmes, música e até sobre religião, porém, quando o assunto é política, muitas vezes o que acontece é apenas dizer: “fulano de tal é safado, pilantra e vagabundo” ou ainda generalizar: “político é tudo ladrão”, não saindo de manifestações inflamadas, isoladas e desencontradas.

Qual a razão para tal generalização? Seria culpa dos nossos pais? Da escola? Da sociedade? Dos próprios políticos? Acreditamos que todos nós tenhamos culpa. Voltemos alguns anos, na época da ditadura, aqueles sujeitos que criticavam o governo, em sua maioria eram intelectuais e tinham os seguintes destinos, ou eram presos, ou eram mortos, ou ambos, ou viviam fugindo, alguns até fugiam do país. As outras pessoas viviam suas vidas, como diz a música “Os seus botões” de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “E a capa pendurada assistia a tudo / E não dizia nada”.

Voltando aos dias atuais, os políticos que estão na ativa hoje, em grande parte são os intelectuais reprimidos de outrora, outros, crias da ditadura. O país ao voltar a ser uma democracia na década de 80, ganhou de volta a voz da liberdade de expressão, que vez ou outra é calada pelos ecos de um passado próximo, através de ações judiciais, vide o caso de censura do Estadão sobre as notícias sobre a Operação Faktor, a respeito de operações ilegais envolvendo José Sarney.

Com a liberdade de expressão, as notícias possuem maior transparência, com a internet as novidades são em tempo real, porém, a sociedade em geral continua a ter repúdio da política e algumas vezes, os ladrões, safados, pilantras e vagabundos são eleitos devido a certos detalhes eleitorais que acabam favorecendo certos partidos políticos.

Pois bem, nosso país é jovem, para desenvolver a consciência política nos jovens é preciso de tempo, muito tempo, mas, enquanto continuamos a jogar a culpa da maioria dos nossos problemas na política, ainda teremos discursos inflamados dizendo: “fulano de tal é safado, pilantra e vagabundo” ou ainda generalizar: “político é tudo ladrão”.

2 comentários:

  1. Muito bem Chorchi, parabéns pelo texto. Go stay.

    ResponderExcluir
  2. Aliás, o único lugar onde eu vi as pessoas falando de política como se fosse futebol foi em Brasilia.

    ResponderExcluir