quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Manipulação da informação

Veja como uma informação pode ser facilmente manipulada, ainda mais hoje em dia com toda a tecnologia disponível para edição de imagens e vídeos.

Um tópico criado, com uma informação supostamente verdadeira de fonte confiável: A pesquisa apresentada como verdadeira, na imagem data de 2009:














A reação dos receptores da informação é esta:














Muitos acreditaram, até porque a informação até poderia está correta, porém, está manipulada. Ao acessar o link que aparece na primeira imagem, logo vem a verdade:














A pesquisa, que inicialmente foi apresentada como sendo de 2009, é na verdade de 2001.

Isso foi apenas um tópico de uma comunidade de futebol com uns 400 mil membros. Se alguns leitores foram ludibriados em sua verdade, imagine o que não é capaz de fazer um canal de TV, como a Reder Globo, por exemplo, ou uma pesquisa presidêncial que pode ser encomendada ?

Comentário: A verdade está cada vez mais dificil de ser alcançada. Quem sofre com isso é o Wikipédia, com opiniões do tipo: "Ah, Wikipédia qualquer um pode editar e escrever o que quiser", ledo engano.

OBS: Clique na imagem para amplia-la.

Um comentário:

  1. Realmente um fato intrigante, apesar de ser um dado supérfluo para quem não gosta de futebol, se a informação for manipulada como os exemplos citados pelo autor, danos irreparáveis podem ser ocasionados.

    Erros propositais, ou não, é melhor sempre noticiar a origem da informação e verificar a autenticidade dela.

    ResponderExcluir