quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fui suspenso 30 dias pelo Facebook


Quando você usuário entra para a rede social do Facebook, você concorda com alguns termos que ao nosso ver são incoerentes com a finalidade de uma rede social. Ao longo desta matéria cretina destrincharemos uma série de termos que comprovam a nossa alegação.

O primeiro absurdo surge logo de imediato quando você visualiza o layout de sua página e localiza a ferramenta disponibilizada pelo próprio serviço do Facebook para que você possa localizar seus amigos, através de suas contas de emails.

O grande problema é que quando você localiza todos, ao adicionar em massa todos os seus amigos encontrados, isso gera uma lista de convites pendentes, que se não imediatamente aceitos, geram uma suspensão inicial. Como pode uma ferramenta ser posta a disponibilidade do usuário e contrariar termos de uso do Facebook?

As suspensões são das mais variadas, que podem ir de 4 a 7 dias inicialmente, e depois passando de 14 dias a até 30 dias, o que vem depois disso eu não sei, pois ainda não passei por essa experiência, mas quando passar relatarei aqui.

O Facebook também lhe sugere contatos que eventualmente você conheça, que ao serem adicionados também vão ficando pendentes até que, sem mais nem menos, vem o veredicto: "você está suspenso por ter adicionado pessoas que você não conhece". O problema é que eu conheço as pessoas, e mesmo que não as conhecesse, eu estou em uma rede social, cuja finalidade é justamente interagir com outras pessoas, conhecidas ou por conhecer. 

O Facebook ainda mostra uma falha grave em seus serviços que é não dispor de uma ferramenta que possibilite ao usuário do serviço tomar conhecimento de quantos convites pendentes ele possui, e, é claro, que esta ferramenta já foi devidamente suprida pelos usuários-desenvolvedores que criaram uma ferramenta específica para essa finalidade e outras.

Apesar de ser o melhor serviço já oferecido até hoje em termos de redes sociais, o Facebook ainda precisa evoluir em suas ferramentas. Logicamente que essas suspensões são feitas por um computador, uma engine inteligente que, através de dados pré-programados, quando preenchidos os requisitos pelo usurário em contrariedade aos termos de uso, geram suspensão.

O critério também não é muito bem esclarecido, uma vez que existem perfis que possuem o limite de 5 mil contatos, que acredito ser impossível se chegar a esse número com as repetidas suspensões.

Em suma, queria deixar registrado o meu protesto e repudio as repetidas e injustas suspensões que venho sofrendo do Facebook. Tinha acabado de cumprir uma suspensão de 14 dias, e menos de 2 dias depois, foi acometido com uma suspensão de 30 dias, totalizando 44 dias de suspensão. 

Com tudo isso, há de se questionar a finalidade da rede social do Facebook, e se fazer ajustes ainda.

9 comentários:

  1. estou passando por isso tambem! pior que todos os amigos eu conheço!! e FDP do FACEBOOK vive me suspendendo!!

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente entra no chate do face, escreve alguma coisa e envia , depois se arrepende do que escreveu , tem como deletar o que foi enviado?

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, mt booa!

    ResponderExcluir
  4. putaa que pariiu , meu facebook foi bloqueado por 30 dias , to com mta raiva ...

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber porque fui bloqueada no face e quantos dias

    ResponderExcluir