sábado, 21 de janeiro de 2012

Em defesa do Megaupload e outros servidores online

Amplamente divulgado pela imprensa mundial, inclusive a brasileira, o Megaupload teve seus serviços interrompidos ontem (20/01/12), devido ao SOPA (sigla para Stop Online Piracy Act /Ato para Parar a Pirataria Online) e a PIPA (Protect Intellectual Property Act / Ato para Proteger a Propriedade Intelectual), e alguns de seus proprietários foram detidos em alguns países do mundo.[1]

O Megaupload foi a primeira vítima de uma série de servidores online que terão seus serviços encerrados bruscamente, apesar dos protestos de sites conhecidos como o Wikipedia[2] e o presidente dos EUA, Barack Obama[3], ter se mostrado desfavorável a tais medidas, no Congresso norte-americado, o SOPA defendido pela House of Representatives / Câmara dos Deputados e a PIPA pelo Senado, mostram-se irredutíveis.

Os servidores online não possuem culpa alguma dos arquivos armazenados pelos usuários. Inúmeras foram as vezes que internautas ao se depararem com um link do Megaupload oferecendo um filme, jogo, software entre outras coisas, o qual se trata de pirataria, o servidor retirou do ar, por algum mecanismo que o servidor consegue identificar que se trata de um arquivo ilegal.

A criatividade dos pirateiros não há limite, para dificultar ainda mais a ação dos servidores, eles renomeiam os arquivos para os nomes mais absurdos, além de dividir uma imagem de um CD/DVD/BD, em inúmeras partes para dificultar ainda mais a ação de tais servidores, agora, imagine isso feito milhares e milhares de vezes, como fiscalizar tudo o que é enviado?

A reportagem do SBT de ontem mostrou a riqueza ostentada por alguns dos donos dando a impressão de que os mesmos lucraram em razão da pirataria, o que é mentira, usuários assinam os serviços do Megaupload, mediante concordância de um contrato exposto ao você assinar o serviço, e se vão utilizar para fins criminosos o Megaupload faz o que pode para coibir suas ações.

Muitas pessoas utilizavam os serviços do servidor para trabalho, arquivos com tamanho que excede o permitido a anexação em e-mails, podem ser armazenados em servidores como os do Megaupload.

Obviamente que as ações tomadas devido as SOPA e PIPA, não vão acabar com a pirataria, há outras formas dos usuários obterem produtos digitais ilegalmente, mas com certeza, a maneira como conhecemos a internet nos dias atuais irá mudar a curto / médio prazo. Há razões para crer que se trata de ações de interesse que não são necessariamente os mesmos interesses das empresas que alegam terem sido prejudicadas pelos downloads ilegais.

6 comentários:

  1. 1- Os pirateiros não dividem os arquivos para dificultar nada. É para facilitar o download para não ficar longo demais. Basta que 1 link seja desativado e já fode tudo.

    O fluxo de arquivos do Youtube acredito que seja bem maior que o do Megaupload e eles conseguem fazer o controle, basta querer.

    2- "o Megaupload faz o que pode para coibir suas ações."

    Você só pode está de brincadeira. O Megaupload claramente faz vistas grossas para o que é armazenado em seus servidores. Não fazem nada.

    Duvido que só com conteúdo legalmente armazenado em seus servidores eles teriam conseguido uma receita de 300 milhões de dólares. Ainda mais com concorrentes fortes no mercado como o 4shared e Rapidshare.

    3- Não creio que a queda do Megaupload mudará alguma coisa. Outros grandes serviços tombaram também anteriormente e foram supridos por novos.

    A grande lástima é o acervo perdido apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer comparar os servidores do Megaupload com os do google ... você só pode estar de brincadeira também. Além disso, acredito, não se deve comparar as tecnologias de combate a material impróprio entre os dois sites, e se você acha que o youtube não faz vista grossa veja isso:

      http://www.youtube.com/watch?v=8CTQrcaLkY4 [1]

      http://www.youtube.com/watch?v=0YsuktLpoqQ [2]

      http://www.youtube.com/watch?v=ByeTUbEr6RM

      Beira ao absurdismo Orsista.

      Não recrimine nosso amigo japa pelo seu absolutista afeto por material e fornecedores escusos, pois este discorreu de maneira plausível quando atacou a medida tirana e nefasta de considerar os servidores como culpados pela distribuição de conteúdo que violam os direitos de copyright, quando estes possuem um contrato de termos e serviços e um sistema, digo que pode ser frágil, para coibir uploads e downloads ilegais. Essa medida nada mais demonstrou o totalitarismo político-econômico das elites em defender seus interesses. Neste caso a mensagem foi reportada:

      "Ou as coisas são como nós queremos(fim da liberdade de uploads e downloads) ou vamos acabar com essa liberdade virtual chamada de internet, basta uma decisão definitiva nossa."

      Excluir
  2. Estou falando sério, Aramis. Todas as reivindicações de direitos autorais de grandes corporações são atendidas pelo youtube. É comum encontra vídeos sem áudio, ou até mesmo removidos.

    O UFC, por exemplo, você não encontra as lutas no Youtube, salvo os casos de usuários espertinhos que colocam um nome nada a ver com o vídeo para dificultar o filtro.

    O Megaupload usa a velha desculpa de que o usuário é o responsável pelo conteúdo publicado, com essa desculpa os P2P resistem até hoje.

    Claro que esses vídeos bostas ai de Macapá são ignorados até mesmo pelos usuários, quiçá pelo Google.

    Estamos falando de decisões que atendem a interesses de grandes corporações, mas que são direitos legítimos que o Megaupload defecou pra eles.

    ResponderExcluir
  3. Sendo tosco ou não, vc viu que ele infringe as políticas do youtbe e está lá. O filtro funciona com denuncias e grande quantidade de views ... não havendo um dos dois casos o vídeo perpetua na pagina sem ser retirado.

    ResponderExcluir
  4. Temos que lembrar que até os artistas defendiam o megaupload...
    O problema todo nao foi so a pirataria. O dono do megaupload havia feito uma parceria com algumas grandes empresas de tecnologia e iria lançar um site chamado megabox. Iria ser o maior adversario da loja do itunes, tanto que os proprios artistas apoiaram. Ate caso o usuario fizesse o download de uma musica gratuitamente, o artista receberia... Mas e as grandes gravadoras onde ficariam? Cutucaram gente grande e esse foi o maior problema... Se tivesse dado certo, teria derrubado o itunes... Vejam a materia em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/megaupload-iria-lancar-site-de-compartilhamento-de-musicas-para-competir-com-it

    ResponderExcluir