quinta-feira, 18 de junho de 2009

O que a novela Caminho das Indias não mostra. O outro lado da India

Que todos sabem que a Índia é uma potência e o Taj Mahal é tão magnífico isso todos já sabem, mas nós da PERGUNTAS INTRIGANTES - LIVRE também queremos mostrar que em todos os cantos do mundo existe pobreza. Queremos desfazer aqui os mitos construídos pela novela, tais como a facilidade em ir da Índia ao Brasil com uma escala rápida em Dubai.

O sagrado rio Ganges, exaltado na novela, na verdade é cercado de cidades sem a menor infra-estrutura de saneamento, um verdadeiro esgoto a céu aberto, semelhante ao que ocorre em terras tupiniquins.

Corpos são jogados no rio, é uma tradição por lá jogar os mortos no rio sagrado. O rio é usado para tudo, jogar cocô, lavar roupa, jogar mortos etc. Então é bastante comum cenas como as da imagem abaixo:











A novela não mostra que nem tudo é ouro, palácios, riquezas, dotes etc. Veja na imagem as comparações entre um dalit indiano e um dalit da novela:



Quanto a indiano de pele clara e olhos verdes, nem vou comentar.

3 comentários:

  1. Caras, eu ouvi um comentário certa vez que os indianos cremam os corpos e jogam as cinzas no rio Ganges, mas, quando se crema, o corpo não vira 100% pó (que pena né Maradona?), então muitos pedaços grandes ficam boiando no rio, então fotos como o do crânio boiando na água deve ser comum mesmo.

    As pessoas mais favorecidas na sociedade indiana também vão ao Ganges se banhar? E quando morrem também tem suas cinzas jogadas no rio?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim Jorge. O próprio M. Gandhi foi cremado e teve suas cinzas jogado no rio Ganges.

    ResponderExcluir
  3. O Gandhi morreu pobre não é? Ele era de casta superior? Não lembro direito a história dele.

    ResponderExcluir