terça-feira, 22 de novembro de 2011

Grande Otelo


Cretino como sou, um merda de pessoa, não no sentido de ser o resquício de pessoa humana, apesar de muitas pessoas assim pensarem, raras foram as vezes em que ao assistir, ouvir ou ler uma entrevista senti tamanha grandiosidade em palavras tão bem escolhidas e respostas claras como a de Grande Otelo no programa Roda Viva de 14 de junho de 1987. Selecionei um comentário final deste grande artista brasileiro e senti a obrigação de compartilhar com todos os leitores esta sensacional mensagem.

"Eu vou fazer uma coisa que não é costume. Eles me ouviram falar, me ouviram conversar, me ouviram contar coisas da minha vida através das perguntas que me foram feitas, e eu acho que eles devem ter absorvido muita coisa do que eu contei, porque tudo quanto eu contei é uma realidade. A bebida, que eu bebia ou não bebia, comia com farinha, era motivada por frustrações momentâneas.

O papel que eu achava que devia ser meu e não era, então eu ia beber para me espairecer, para esquecer. O dinheiro que eu não juntei, eu não juntei porque eu era moço e a gente quando é moço, a gente trata de viver a vida o máximo que pode. Isso é muito natural. E hoje eu me considero rico, porque vocês pararam e vieram aqui para me escutar, eu sou um homem rico.

A Watusi me sugeriu que eu fizesse uma turnê, eu tenho certeza que se eu fizer esta turnê eu vou ter mais dinheiro do que eu tenho. Eu disse brincando que estava atravessando muito bem o terceiro cruzado e, realmente estou, porque dentro dessa coisa toda, dentro dessa vida toda que eu levei da bebida com farinha, das farras, das mulheres bonitas, dos falsos amigos, eu fui adquirindo de cada um alguma coisa.

Tive resistência para vir dos 19 anos aos 71 anos com a cabeça capaz de pensar, de raciocinar, não sou muito capaz de decorar mais novela, decorei a novela do Benedito Ruy Barbosa porque estava dentro de mim, porque estava dentro daquilo que passei na minha infância. Macunaíma para mim não foi esforço, porque eu tinha passado a minha infância caminhando pelos matos da minha terra.

Então muita coisa que vocês passam e que pensam que não vale nada, vale muito, vale muito porque vocês podem aplicar depois quando forem representar. É o que eu faço, praticamente. Eu tenho um quadro no Scala hoje que me satisfaz muito, porque eu tenho meio minuto de dança diante do público, e depois eu tenho um quadro que eu praticamente não falo nada, mas dentro desse quadro tem uma atriz pela qual eu tenho um respeito enorme, pelo que ela tem e eu não tive muito que foi a disciplina.

Então, vocês já vêem que tudo é válido, não adianta eu dizer a vocês que estudem, que sejam disciplinados, que isso e que aquilo. Tratem de viver e sejam realmente o que vocês querem ser: atores e atrizes."


Fonte: http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/grande-otelo-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário