terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Até onde vai a sua capacidade?


Há situações e fatos que acontecem na vida de qualquer pessoa, e normalmente são acontecimentos ruins, que nos levam ao inevitável questionamento de até aonde vai a nossa capacidade, seja ela física ou intelectual.

Eu acredito que seja esse questionamento que fazemos de nós mesmos que nos leva a um retrocesso, nos mantêm estagnado ou nos leva a um lugar melhor do qual nos encontramos.
Nesse questionamento pessoal, existem pessoas que são levadas a um retrocesso, normalmente porque decorre de situações desagradáveis que acontecem em suas vidas, tais como: falência, morte de um ente querido, divórcio ou qualquer dos mais variados tipos de fracassos que possam acontecer em suas vidas.

Mas, também existem as pessoas que não fracassam, mas também não progridem, são as estagnadas. São aquelas pessoas que se encontram numa situação relativa de conforto em que o medo de fracassar vence o desafio de progredir, e se manter estagnado se torna uma opção viável para essas pessoas, são onde elas encontram a sua relativa dignidade no meio social.

Também existe outra classe de pessoas, que normalmente são as exaltadas em histórias de superação, exploradas pela mídia do capitalismo darwinista, em que diante de fracasso ou outras situações desagradáveis que acontecem em suas vidas, não só não regridem como ainda buscam motivação para superação e progridem na vida de tal maneira que se tornam exemplos a serem seguidos pela sociedade.

Inevitavelmente, qualquer pessoa em um determinado momento da sua vida será levada a esse questionamento, e se verá, invariavelmente, em uma dessas categorias. Normalmente, essa é uma situação que ocorre após os 25 anos de vida, onde ou você regrediu com fracassos, ou estagnou em uma situação de relativo conforto, ou progrediu a um estágio de vida que todos desejam.

Nada será diferente das situações acima apresentadas. Não somos nós que escolhemos isso. Não somos nós que escolhemos as classes que devem existir. É a sociedade que nos prepara para isso. De forma que, a solução a essas situações é uma decisão pessoal.

Ou você se abate com os fracassos diante das oportunidades que surgem na sua vida ou pela falta delas e só regride na vida, ou estagna diante de uma situação de relativo conforto, que muitas vezes foram conquistadas sem muito esforço, e que um esforço maior pode resultar em fracasso, de tal forma que se manter onde está é mais seguro do que arriscar algo melhor, ou você domina suas emoções, aprende que paciência requer tempo, e dar um passo de cada vez rumo ao progresso superando cada desafio que lhe são postos pacientemente. Nós somos frutos das nossas escolhas e decisões.

Eu acredito seriamente que a terceira e mais nobre das classes, depende de uma intelectualidade e de uma grande capacidade mental e emocional, que não está ao alcance de qualquer um, por isso que muitos fracassam, muitos estagnam, e poucos progridem.

Essa é uma realidade social da qual não se pode fugir.

2 comentários:

  1. Parabéns Sir, você está se superando a cada postagem, o nível intelectual dos textos estão progredindo nosso blog. E com relação ao texto, é inevitável realmente.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Eu já viví muito mais que você e sei que na vida nada é diferente disso. Fracassar, estagnar ou progredir...Não tem mesmo outra escolha. Parabéns pela sua sensatez.

    ResponderExcluir