O Facebook não fará sucesso no Brasil por várias razões, a primeira delas consiste no fato de já existir um serviço de rede social que tem como maior mercado o brasileiro, no caso o Orkut. As dificuldades já começam por ai.
O segundo motivo, é justamente aquele que fez do Mark Zuckerberg bilionário, relatado pelo seu personagem no filme “A Rede Social”:
“Se eu tenho uma rede de amigos, cada amigo vai convidando sua rede e desta forma interagindo, e assim segue como veias do corpo humano. Se um grupo popular de uma Universidade decide migrar para o Facebook, a Universidade inteira vai migrar e assim começa...”.
É justamente neste princípio que surge a problemática a ser enfrentada pelo Facebook. No Brasil a maior e mais duradoura rede social que interage entre si está no serviço do Orkut, migrar o serviço para um novo porque “está na moda” não é tão simples quanto parece.
Existem fóruns que estão estabelecidos há anos, perfis que já possuem centenas de contatos, milhares de fotos upadas, e por ai vai. O uso do Facebook no Brasil é meramente circunstancial, face a influência de propagandas, filmes, mídia etc, que exaltam o Facebook como fenômeno mundial.
Existe um outro entrave a ser enfrentado que é a questão sócio-cultural. O Facebook “desembarcou” no Brasil já estereotipado como um serviço mundial, onde a “gentalha Orkutiana” supostamente não estaria presente. De fato, isso ocorre, mas não sabemos até quando, e, eu imagino que seja para sempre, uma vez que a maior virtude do Orkut consiste justamente na sua popularização entre todas as classes sociais do Brasil, o que fará do mesmo, ainda, por muito tempo, o mais utilizado serviço de rede social do Brasil.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito boa a colocação.
ResponderExcluirEu quero que o Facebook se prejudique.
ResponderExcluir