João 3, 1-8: “Havia entre os fariseus um, chamado Nicodemos, dos mais importantes entre os judeus. Ele foi encontrar-se com Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, bem sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém seria capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estivesse com ele. Jesus respondeu: “Eu te afirmo e esta é a verdade; ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo”. Disse-lhe, Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Porventura poderá entrar de novo no seio de sua mãe e nascer?” Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne e carne. O que nasce do Espírito é espírito! Não te admires do que eu disse: é necessário para vós nascer de novo. O vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é quem nasce do Espírito”.
Alguns interpretam que o "nascer da água" seja o batismo. Porém, se analisarmos criteriosamente o trecho bíblico, chegaremos à conclusão de que não era do batismo que Jesus falava.
Vejam: Nicodemos não entendia como seria tal "renascimento" e alegou "como um homem mais velho poderia entrar de novo no ventre de sua mãe para renascer". Então, Jesus explicou-lhe que não era o mesmo corpo que iria renascer, porém o espírito que renasceria, em outro corpo!
O trecho "O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito" é perfeitamente coerente com o sentido de nascer da água, pois vemos que toda a vida material, dela depende, e, especificamente nós humanos, além de sermos mais água que carne, ficamos nove meses “dentro d’água” antes de nascermos de novo.
E, para realçar ainda mais, completou dizendo que "o vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é que nasce o espírito". Ou seja, o espírito é invisível aos nossos olhos, e não vemos quando ele se liga a um corpo para renascer! Ora, se Jesus estivesse falando do batismo, esta parte final não teria sentido!
Veja o vídeo e reflita sobre a sua vida.
Primeiro Vídeo:
Segundo Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário